Setembro Amarelo teve encerramento dia 28 sexta-feira com Blitz Educativa

1 de outubro de 2018
    - Saúde

Na ultima sexta-feira (28), aconteceu em Naviraí o encerramento da Campanha Setembro Amarelo, com uma blitz educativa. Esse evento contou com o apoio da Gerência Municipal de Saúde, agentes comunitários de saúde e a polícia militar.

O movimento de encerramento foi dividido em 03 grupos, 01 ficou na rotatória da Rua México, 01 no semáforo da Avenida Amélia Fukuda e outro grupo em visita ao comercio local.

A Campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculando ao dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Atualmente há várias instituições que atuam no sentido de prevenir o suicídio, entre elas o CVV – Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) entidade sem fins lucrativos, atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, e os CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que é uma instituição da rede de saúde, de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe Múlti profissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental grave, pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, maneja situações de crise e risco de suicídio.

Em Naviraí existe o CAPS I Nova Vida, formado por uma equipe multidisciplinar composta por médica psiquiatra, psicólogas, pedagoga, enfermeira, auxiliar de enfermagem, artesã, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços diversos, encontra-se situado na Rua Arlete Maria Lima da Silva, 372, Centro.

Durante o mês de setembro os profissionais do CAPS realizaram palestras e atividades sobre o tema, levando informações e valorizando vidas.

Onde buscar ajuda:CAPS I Nova Vida – Rua Arlete Maria S. Lima, 372 – Centro -Telefone (67) 3924-4131

Hospital Municipal de Naviraí – Rua: Pelotas, 133 – Centro e Centro de Valorização da Vida – CVV – Ligue: 188(ligação gratuita 24 horas).