Serviço de saúde mental começa a ser reorganizado em Naviraí

Serviço de saúde mental começa a ser reorganizado em Naviraí
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    7 de fevereiro de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
  • Compartilhe!

O Gerente de Saúde do município de Naviraí Wellington Santussi esteve reunido na manhã desta quinta-feira (07), com a coordenação do CAPS e a equipe da Unidade de Saúde Básica do ESF Maria de Lourdes do Bairro Boa Vista, para tratar da reorganização do atendimento dos serviços de saúde mental.

Segundo Wellington Santussi a partir de agora começa uma reorganização da rede de atenção psíquico social. “É a rede responsável por cuidar do paciente de saúde mental, o Caps sempre centralizou essas atividades, daqui para frente a gente começa a fazer uma capacitação das unidades de saúde, para que elas possam efetuar o acompanhamento desse paciente. Então esse paciente que já tem um diagnóstico, já passou pelos Caps, que sabe quais os medicamentos que esse paciente vai utilizar, para que ele passe a ser acompanhado pelos médicos de cada unidade mais perto de sua casa, onde vai conseguir um acesso mais facilitado, melhorar o vínculo com a equipe e a gente consegue melhorar toda a rede de atenção”.

Wellington disse ainda que na verdade o que está se fazendo; é aplicar aquilo que o Ministério da Saúde já preconiza, portanto está se cumprindo uma lei de 2011. Em 2017 houve uma revisão, e isso foi intensificado e Naviraí começa a fazer esse processo de transmissão doravante.

O gerente enfatiza que o foco é sempre o paciente e com essas medidas desafoga o fluxo no Caps e as unidades passam a ter um conhecimento a mais, interagindo com os pacientes cada um em seu bairro na sua Unidade.

Para a Coordenadora do CAPS a Pedagoga Andreia Ternovoe, todo esse movimento atende as normativas do Ministério e acima de tudo atende a necessidade da população em ampliar a rede de atenção de saúde mental no município. “A gente não pode estar com os serviços centralizados de saúde mental apenas no CAPS, a gente precisa mobilizar essa rede”.

Andreia destaca ainda que a rede de saúde mental é assistida pelo CAPS, Atenção Básica com todas as Unidades, Hospital Municipal, SAMU e o apoio do Corpo de Bombeiros. Ela enfatiza que é preciso articular essa rede pra que todos falem a mesma língua, o mesmo objetivo de acordo com a demanda de Naviraí.

A Coordenadora do CAPS parabeniza o esforço e a dedicação da primeira Unidade nesse processo, Maria de Lourdes, na certeza que as demais irão dar o mesmo respaldo nessa caminhada e por ultimo parabenizou todos os esforços do gerente de saúde em estar buscando cada vez mais melhorar os serviços de saúde no município.