Realizado em Naviraí a seletiva do Festival Estudantil Temático de Trânsito

23 de julho de 2019
    - Cultura
    - Trânsito

Foto: Realizado em Naviraí a seletiva do Festival Estudantil Temático de Trânsito, 2019 - André Almeida/Assessoria de Imprensa  Nesta segunda-feira (22), com início as 19h00, foi realizado no Auditório da Câmara Municipal de Naviraí o 10º FETRAN – Festival Estudantil Temático de Transito de Mato Grosso do Sul, promovido pela Policia Rodoviária Federal.

Estiveram fazendo parte da abertura as autoridades, Sergio Henrique dos Santos Gerente de Finanças, que no ato representou o prefeito Dr. Izauri Macedo, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Luiz Alexandre Gomes da Silva, a Gerente de Educação e Cultura de Naviraí – professora mestre Caroline Touro, o Diretor da Escola Municipal Milton Dias Porto – professor Admilson Santana Vieira, a Diretora da Escola Municipal vereador Odércio Nunes de Matos – professora Adélia Batista de Araújo dos Santos e o professor Wagner Antoniassi que representou o Diretor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Matheus Bornelli de Castro.

A Polícia Rodoviária Federal tem a missão de garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e nas áreas de interesse da união e, para isso, promove ações de educação para o trânsito que buscam conscientizar os cidadãos de que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.

O Fetran nasceu no ano de 2004 em Cuiabá-MT, e em 2010 aqui em Mato Grosso do Sul. Esse Festival é um projeto valioso da Polícia Rodoviária Federal que busca, por meio das artes cênicas, a formação de cidadãos éticos capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores para construção de um trânsito mais seguro.

Foto: Realizado em Naviraí a seletiva do Festival Estudantil Temático de Trânsito, 2019 - André Almeida/Assessoria de Imprensa  Nesse sentido a escola, é para o projeto o espaço mais rico e privilegiado a se desenvolver esta ação. Segundo a organização do projeto, é no ambiente escolar que além dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade, também se trabalha valores, princípios morais na busca de formar cidadãos, conscientes, críticos e participativos em prol de uma sociedade mais justa e democrática.

Ao longo dos anos, em diversos lugares, a parceria entre Prefeituras e as escolas, apresenta-se de forma efetiva na atuação e realização da educação para o trânsito, cujo sucesso vem sendo demonstrado pelos espetáculos teatrais que são preparados pelos professores e alunos.

O Fetran conta com o apoio de parceiros valorosos, como o Detran, a Fundação de Cultura do Estado e as secretarias municipais de educação e cultura. O Festival de teatro é dividido em duas etapas:seletivas regionais – etapa em que todas as peças inscritas se apresentam em municípios sede. A comissão julgadora selecionará, dentre as três categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil, 19 espetáculos para a etapa final.

Este ano, foram inscritos 297 espetáculos teatrais de 152 escolas em 43 municípios do estado. A etapa final será após Foto: Realizado em Naviraí a seletiva do Festival Estudantil Temático de Trânsito, 2019 - André Almeida/Assessoria de Imprensa  o término das seletivas regionais, os 19 espetáculos escolhidos pela comissão julgadora, participarão da final, de 20 a 25 de outubro, em Campo Grande.

Em Naviraí participaram da Seletiva a escolas Milton Dias Porto com duas apresentações, Odércio Nunes de Matos e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul que já foi campeão no ano passado, quando da primeira participação de Naviraí.

A Gerente de educação professora Caroline Touro destaca a importância do evento, que além de fomentar a cultura artística dos estudantes e a mensagem para um trânsito mais tranquilo e consciente e seguro.