Projeto mãos que tecem confeccionam máscaras, jalecos e gorros

31 de março de 2020
    - Administração
    - Educação
    - Saúde
    - Segurança do Trabalho

Para ajudar o município de Naviraí quanto ao recebimento de máscaras, jalecos e gorros, o que é obrigatório ser usado pelos profissionais de saúde que estão trabalhando nesses dias difíceis em que a propagação do Coronavírus vem assustando todo o mundo, em nossa cidade surgiu a ideia da criação do ‘Projeto Solidário Mãos que tecem’, visando conquistar por doação os produtos necessários para a confecção de EPI’s, que os profissionais de saúde são obrigados a usarem durante seu trabalho e após essa conquista de material, em torno de 50 voluntários ou mais, estão trabalhando em suas casas, com suas próprias máquinas de costura, fazendo esses produtos.

O prefeito Dr. Izauri Macedo nesse sentido vem conclamando a população para esse tipo de ação. Segundo ele, a união de todos é importante para o enfrentamento desse mal que está afetando a saúde de todos e a solidariedade de um povo, vem para ajudar neste momento, em especial os trabalhadores da saúde que estão a frente do problema.

Imagem: Projeto mãos que tecem confeccionam máscaras, jalecos e gorros, 2020 - Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria de Imprensa.

Segundo a professora Caroline Touro, gerente de Educação do município, “a palavra tecem vem de costura, de elaboração, de construção em tecido e nós vimos a necessidade e conversando com a Edileusa, do setor de segurança do Trabalho, a gente começou a receber rapidamente os voluntários e o projeto se expandiu de forma estrondosa com a chegada de outros parceiros que aqui estão e, de fato, hoje temos uma rede de pessoas que estão a todo vapor na elaboração e construção desses EPI’s. Além dos voluntários, alguns servidores municipais participam do projeto”, explicou ela.

Vale a pena ressaltar que esse projeto fez até agora em torno de 2.000 peças para atender a rede de saúde pública municipal. “Naviraí sempre dá uma resposta muito rápida e, por isso, alcançamos esse patamar em pouco tempo”, explicou Caroline Touro.

Para Edleusa Bastos Cardoso Rodrigues, “além dos servidores municipais engajados nesse Projeto Solidário, tivemos a participação de uma grande quantia de voluntários que se dispuseram a colaborar conosco. A ideia surgiu quando procuramos comprar e não encontramos esses materiais à venda. Esse material é de fácil confecção, então tivemos essa ideia de produzir porque nós temos a matéria prima conquistada por doação de empresários e produtores rurais e esse material é confeccionado respeitando e seguindo todas as normas técnicas”, concluiu ela.

Um dos grandes colaboradores desse projeto solidário é o advogado doutor Wilson Vilalba Xavier, presidente da 8ª Seccional da OAB em Naviraí. Ele disse que “como membro desta sociedade, tomei conhecimento do projeto e me propus a angariar apoio de pessoas ou grupos para doarem o material para a confecção de jalecos, gorros e máscaras. Fiz aquisição e ainda encontrei parceiros amigos que também doaram alguma coisa”, disse ele.

WELLINTON AGRADECE

O titular da gerência de Saúde do município, Wellinton Santussi ao falar durante um encontro realizado na sede do Setor de Segurança do Trabalho, iniciou suas palavras afirmando estar bastante comovido com o resultado alcançado pelo projeto. “A gente que está na linha de frente junto com os demais servidores, estamos sofrendo muito, porque estamos vendo a angústia do nosso pessoal que está tentando comprar esses produtos e não encontra e não consegue fazer cotações. Esse projeto veio para o nosso bem e para driblar a crise que encontramos com a falta dos produtos que são de suma importância para todos os profissionais da saúde pública municipal. Apesar de todo esse turbilhão de incertezas, a gente encontra um grupo de pessoas voluntárias e de cidadãos comprometidos com a cidade de Naviraí”, conclui ele sua fala.

A seguir, o nome dos voluntários que estão confeccionando o material em suas casas e doando um pouco de si para os profissionais de saúde: Arminda, Lucineide, Ofélia, Maria do Carmo, Léia, Zeni, Daiane, Claudenir, Adélia, Sandra, Almira, Vilma, Olívia, Grazielle, Sonia, Tina, Cris, Roseli, Juliana, Josefa, Magna, Célia, Gisele Ribeiro, Hilda, Lena, Rita CVC, Mari, Beliane, Laudi, Suzana, Luciene, Fabricia, Sonia Sarturi, Anita, Bia, Cida da Gráfica, Elaine, Izabel, Célia, Fernando, Wilson, Carol, Daniela, Andrielli e Sérgio.