8 de agosto de 2019
    - Educação

Recentemente a professora Gianni Lucindo Dias lotada na Creche Zenaide Nunes dos Santos E GESTOR ambiental na educação, participou de um curso para formação do Programa Saúde Integrativa na cidade de Corbélia no Estado do Paraná.

Foto: Professora da REME participa de curso de Formação do Programa Saúde Integrativa no Paraná, 2019 - André Almeida/Assessoria de Imprensa

Foto – Divulgação

A professora Gianni que pertence a Rede Municipal de Ensino e incentivada pela Gerência de educação foi buscar conhecimento com os facilitadores, Cristina Arakaki e Roberto Almeida que ministraram o curso que posteriormente será repassado toda a experiência adquirida para os professores da REME.

A Neo Ethos Desenvolvimento Humano é responsável por implementar ações de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com municípios Lindeiros ao lago da Itaipu e secretarias Municipais de Educação dos Municípios participantes do convênio Linha ecológica. Representantes da Educação que faz parte do Consórcio dos Municípios “Conisul” sendo eles Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Tacuru, Sete Quedas e Caarapó também foram convidados para participar desta formação.

OFICINA SAÚDE INTEGRATIVA COM GESTORES AMBIENTAIS.

A Saúde Integrativa é um conceito que engloba os múltiplos aspectos que influenciam a qualidade de vida de indivíduos e comunidade, ampliando a concepção de saúde para muito além de ausência de doenças. O evento teve como objetivo sensibilizar sobre as questões que envolve a saúde individual, dos relacionamentos e do planeta.

Serão três encontros, cada um com uma formação diferente, e depois será replicada para o coletivo educador do município, e replicados com os nossos alunos.“No primeiro evento foi feito uma dinâmica para apresentar o programa, trabalhando os fundamentos integrativa com o meio ambiente, nesta ótica de relacionamento foi destacado, que tudo esta integrado, pois quando falamos em saúde do meio ambiente, estamos falando do cuidado com a nossa própria saúde, pois quando nos preocupamos com a nossa própria saúde, também estamos cuidando do planeta. Este trabalho será realizado pelo coletivo das escolas, os professores precisam estar bem, para poder fazer um bom trabalho para nossos alunos. Destacou a professora.

Gianni Lucindo Dias, já tem um projeto que continuará sendo realizado na Creche Municipal Zenaide Nunes dos Santos, que trata sobre o cuidado com o lixo, para dar consciência de como cada pessoa deve cuidar e tratar do seu lixo. “Um elo forte educador para se trabalhar este projeto são as crianças, pois quando elas aprendem o certo, irão incomodar e cobrar de seus pais até que eles também tenham consciência da importância dessa integralidade” disse Gianni.

Em suas palavras de agradecimentos Gianni Lucindo Dias agradeceu a Gerência de Educação pela oportunidade de poder ter participado desse curso que ainda terá mais dois encontro.