Prefeitura recebe Versão Final do Plano Municipal de Coleta Seletiva

22 de março de 2019
    - Meio Ambiente

Na noite de quinta-feira (21), no Auditório do IFMS no Centro de Formação Educacional Senador Ramez Tebet foi realizado Audiência Pública para a apresentação da versão final do Plano Municipal de Coleta Seletiva.

Naviraí é um dos três municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que foi selecionada para receber um Plano de coleta seletiva do lixo doméstico.

O projeto denominado de “Programa Cidade + Naviraí”, através da Ong Recicleiros (organização sem fins lucrativos, especializada em gestão sustentável de resíduos sólidos) que tem sede em São Paulo e atuação de 11 anos em todo território brasileiro para criar modelos inovadores e de alto impacto socioambiental.

A Inscrição do município de Naviraí foi possível quando o gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes e toda a equipe da Gerência de Meio Ambiente elaboraram um projeto apresentando Naviraí como interessada em participar do processo de coleta seletiva.

Na noite de quinta-feira os diretores da Ong Erick Burguer e Rafael Henrique fizeram a apresentação do referido plano com a presença de seguimentos da sociedade, presidente de bairros, acadêmicos, das universidades UEMS, UFMS, IFMS, diretores de escolas, vereadores Claudio Cezar (Fida Paiol) Rosangela Sofa e outras autoridades.

A Participação dos presentes foi de grande importância no evento onde puderam tirar dúvidas da implantação do projeto, assim como opinar com sugestões que poderão ser avaliadas para o bom andamento do referido projeto.

Segundo Astolfo a partir do dia 25 de março já estará a disposição no site da Prefeitura as inscrições para os coletores que quiserem fazer parte da associação que será instituída para o desenvolvimento do projeto de Coleta Seletiva.

A parte técnica com total organização da Recicleiros destaca que será feito uma ampla divulgação de com será a funcionalidade desse projeto, segundo eles para a implantação do projeto, terá um investimento com custo que ultrapassa Um Milhão e Oitocentos Mil Reais, que virá de financiamento de empresas parceiras sem custo algum para o município.

O projeto será desenvolvido pela Recicleiros com financiamento da SIG Combibloc, uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas.

Depois dos esforços em transformar o sonho da coleta seletiva e da reciclagem do município uma realidade, foram mais de 05 meses de trabalhos desde o momento em que foi conquistado o prêmio do Edital Cidade+Recicleiros, não se trata apenas de um plano, hoje celebra também o início da implementação do que está previsto neste plano. Começa a partir de agora a fase de tirar do papel e colocar na prática o que foi trabalhado até aqui para fazer acontecer.

Para o prefeito Dr. Izauri Macedo que desde o início, sempre apoio o projeto, “Naviraí tem o orgulho de dizer, que em 4 meses já está previsto o início do processo de coleta seletiva, gerando benefícios incontáveis para a cidade e para o povo, a partir de agora e cada vez mais, a responsabilidade por fazer desse projeto a maior referência em coleta seletiva e reciclagem no Brasil está nas mãos de cada um de nós”. Destaca o prefeito.

O Gerente de Meio Ambiente do município, acredita que nos primeiros dias de julho deste ano, a coleta começa acontecer em definitivo com previsão de coletar 55 por cento do material reciclável na cidade, gerando empregos e acima de tudo consciência ambiental.

Plano Municipal de Coleta Seletiva

Clique aqui para visualizar