Prefeitura prepara a revisão dos ônibus do transporte escolar

12 de dezembro de 2018
    - Educação

A gerente municipal de Educação e Cultura Caroline Touro disse que na primeira semana de atividades da Prefeitura, em 2019, logo após o recesso, a frota do transporte escolar deve ser revisada e depois será apresentada para a vistoria oficial do Detran. Ela destaca a importância deste serviço e elogia o desempenho da equipe de motoristas, que carregam diariamente cerca de 600 alunos entre as propriedades rurais e as escolas da área urbana.

São dez linhas de responsabilidade direta da Prefeitura, cobrindo linhas 2.574 km/dia e há três linhas terceirizadas, com 648 km de cobertura, o que totaliza 3.222 km. O custo haver a manutenção da frota de veículos é considerado alto e, segundo a gerente de Educação e Cultura, os repasses tem sido insuficientes diante aos valores investidos.

De acordo com a gerente de Educação, em 2018, o governo federal, via PNAD repassou R$ 70 mil e o governo estadual pagou três parcelas de R$ 61 mil e repassou uma parcela de R$ 32 mil, o que totalizou R$ 215 mil, que somados aos R$ 70 mil do PNAD perfazem o total de R$ 285 mil. Carol diz que “o gasto com a frota, em vários meses, chega a ser maior do que o dobro dos valores recebidos” .Por enquanto não está detectada necessidade de aquisição de veículo e a qualidade do transporte escolar de Naviraí é considerada de bom nível.

Os prefeitos devem se reunir na Assomasul, em Campo Grande, para debater a proposta de pedido de repasse a ser apresentada na negociação com o governo, como acontece no início de cada ano. Para 2019, o ano letivo, segundo o calendário escolar sugerido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem início previsto para onze de fevereiro.