Prefeitura Municipal de Naviraí dá início ao processo de implementação do MEG Modelo de Excelência em Gestão

4 de março de 2020
    - Administração
    - Gabinete

O Modelo de Excelência em Gestão foi desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade e já é aplicado em inúmeras empresas brasileiras. O modelo foi adaptado para a administração pública visando contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos das transferências da União e para aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

A Portaria N° 66, de 31 de março de 2017 estipulou critérios de excelência para a governança e gestão de transferências de recursos da União e a Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019 requere que os municípios com mais de 50.001 (cinquenta mil e um) habitantes apliquem as diretrizes do MEG-Tr até 31 de março de 2020, além de Estados, Distrito Federal e órgãos e entidades da administração pública federal.

Para a implementação e acompanhamento do MEG-Tr, a Prefeitura Municipal de Naviraí está criando um Comitê de Governança e Gestão com a participação de gestores e servidores de todas as gerências. A primeira etapa é a realização de um processo de autoavaliação, com identificação das práticas realizadas e oportunidades de melhorias e com isso, será identificado o nível de maturidade da gestão, conforme os critérios do modelo.

O processo de autoavaliação e desenvolvimento do plano de melhorias está sendo desenvolvido com apoio do Curso de Administração do Campus de Naviraí da UFMS e teve início no dia 03 de março com a realização da primeira oficina. Neste encontro, a Professora Sibelly Resch realizou uma apresentação aos possíveis membros que integrarão o Comitê de Governança e Gestão do Modelo de Excelência em Gestão, seus fundamentos, temas e requisitos. Durante todo o mês de março, quatro grupos trabalharão na identificação das práticas de gestão e nas oportunidades de melhoria tendo como facilitadores os professores do Curso de Administração da UFMS.

Concluída a etapa inicial, o município deverá iniciar a implementação das ações para efetivar as melhorias propostas. O MEG-Tr será avaliado anualmente, o que possibilitará acompanhar a evolução da gestão do município numa perspectiva de melhoria contínua.