Prefeitura e Ong Recicleiros inauguram oficialmente o Programa de Coleta Seletiva de Naviraí

14 de fevereiro de 2020
    - Meio Ambiente

Aconteceu oficialmente na manhã desta sexta-feira (14), a inauguração oficial o programa de coleta seletiva de Naviraí, que foi idealizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Ong Recicleiros e que tem por finalidade gerar emprego e renda para as pessoas ali cooperadas. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial com a presença de um grande público entre autoridades convidadas, representantes de empresas parceiras, vereadores, gerentes municipais, diretores de escolas e outros segmentos da sociedade civil organizada.

Coube aos diretores Erick Burguer e Rafael Henrique da Ong Recicleiros, coordenar o ato inaugural oficial. Erick explicou aos presentes que Naviraí é um dos três municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que foi selecionada para receber um Plano de coleta seletiva do lixo doméstico reciclável, que vem sendo implantado e acompanhado com apoio irrestrito da Ong Recicleiros, que com atuação há mais de 11 anos em todo território brasileiro para criam modelos inovadores e de alto impacto sócio ambiental.

Para o titular da Gerência de Meio Ambiente do município, Astolfo Carlos Mendes, “os investimentos realizados pelo Programa Cidade+ com recursos aportados de grandes empresas do Brasil, como, por exemplo, a SIG Combibloc, Cargil, Aurora e Basf. Foi aportado inicialmente neste projeto cerca de R$ 800 mil reais na aquisição de máquinas e equipamentos. A meta do programa é reciclar em torno de 250 toneladas por mês a partir do 9º mês de operação”, explicou Astolfo.

Ao falar sobre o programa que foi implantado desde 02 de dezembro do ano passado aqui em Naviraí, o prefeito Dr. Izauri Macedo salientou que se sente orgulhoso por ter implantado o mesmo dentro de sua gestão. “Essa programa trará em um futuro próximo, incontáveis benefícios a toda a nossa comunidade e a partir de agora, cada vez mais, todos nós temos que fazer a nossa parte no processo seletivo do material reciclável de nossas residências. Esse projeto será, com certeza, de referência nacional no Brasil e o seu sucesso depende só de nós”, salientou Dr. Izauri.

UNIDADE DE PROCESSAMENTO

A Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis instalada em nossa cidade pela cooperativa Recicla Naviraí, conta hoje com 32 cooperados e os mais modernos equipamentos com capacidade produtiva elevada, o que reflete os planos da cidade para o gerenciamento de resíduos sólidos.