Prefeitura de Naviraí intensifica trabalho contra o mosquito da dengue

Prefeitura de Naviraí intensifica trabalho contra o mosquito da dengue
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    17 de março de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
  • Compartilhe!

Agentes de Endemias trabalham a todo vapor em duas frentes na área central da cidade e outra no bairro Jardim Progresso

A proliferação do mosquito transmissor da dengue tem preocupado o prefeito Dr. Izauri Macedo, de Naviraí. Assim sendo, ele determinou que o responsável pelo setor José Pereira, dividisse os Agentes de Endemias em três equipes, sendo que duas trabalham na área central e uma no bairro Jardim Progresso, desenvolvendo uma conscientização junto aos moradores dos locais visitados, pedindo a colaboração de toda a população para que o trabalho colha os frutos desejados pela administração municipal, que é a diminuição de pessoas infectadas.

José Pereira explicou que além dos Agentes de Endemias, também os Agentes Comunitários de Saúde estão desenvolvendo um trabalho em todos os bairros, onde apresentam inúmeros casos já notificados. “Com relação ao número de casos confirmados, já chega aos 1.624 e temos 315 casos cujos exames deram positivos. Lógico que esse números de casos positivos eles podem alterar a qualquer momento, porque é grande a quantidade de pessoas que fizeram coleta para exames e que ainda não receberam o resultado do laboratório, mas no momento é essa a nossa situação hoje”, garantiu ele.

FUMACÊ NOS BAIRROS

O gerente do Núcleo de Vetores disse também que o pessoal responsável pelo fumacê nos bairros trabalhou todo o final de semana, fazendo aplicações em determinados pontos da cidade onde se concentra maiores focos, porque a Prefeitura de Naviraí recebeu uma quantia reduzida e agora a Secretaria Estadual nos mandou mais inseticida para podermos continuar o trabalho iniciado no final de semana.

COMPARATIVOS CASOS DE 2019 E 2020

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Danila Queiroz, durante o ano de 2019 o município registrou 619 casos suspeitos que foram notificados, com 221 casos positivados da dengue. Enquanto isso, neste ano de 2020, até dia 16 de março, foram notificados 1.697 pessoas com suspeita da doença, enquanto outras 340 tiveram casos confirmados pelos respectivos exames realizados.

A Gerência de Saúde com todos os seus profissionais da área vem trabalhando intensamente com seriedade, inclusive aumentando os atendimentos nas unidades de cada bairro e atendimentos específicos no Posto do Varjão, sendo que nos finais de semana e feriados, médicos sempre estão de plantão para atender a demanda dos casos verificados até agora.