Prefeitura de Naviraí e IBGE firmam parceria para o Censo de 2020

Prefeitura de Naviraí e IBGE firmam parceria para o Censo de 2020
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    17 de fevereiro de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Gabinete
  • Compartilhe!

Visando a realização do recenseamento a ser realizado em Naviraí e no restante do País a partir de agosto, a Prefeitura Municipal, através do prefeito Dr. Izauri Macedo, firmou parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), para apoiá-lo na realização dos trabalhos a serem realizados pelos recenseadores em nosso município.

Segundo o chefe da agência local, Honório Machado, a coleta irá começar dia 1º de agosto de 2020, devendo estar concluída em três ou quatro meses. Honório explicou que o último censo foi realizado no ano de 2010 mas atualmente, por estimativa, Naviraí conta com uma população estimada em 54.878 pessoas.

O coordenador censitário da agência local do IBGE, Henrique Augusto, disse que o órgão vem preparando tudo com muita dedicação e que em breve será lançado o edital para o processo seletivo. Ele disse que no município irão trabalhar 59 recenseadores com contrato temporário e ele na coordenação, cabendo a equipe percorrer, tanto a área urbana como a zona rural em busca dos dados necessários para que o censo alcance o sucesso desejado por todos.

A Prefeitura de Naviraí se comprometeu com o IBGE em disponibilizar um local como espaço físico para onde os recenseadores se dirigirão após a coleta de dados, repassando aos seus superiores. “Esse espaço físico visa centralizar todo o nosso trabalho e facilitar toda a nossa operação a ser realizada com apoio dos recenseadores”, explicou Henrique, pedindo ele que a população naviraiense receba os recenseadores que estarão identificados com crachás e respondam com seriedade as perguntas. “Tudo o que disser será de uso confidencial e restrito ao IBGE e, por isso, esperamos que todos respondam as perguntas de forma mais correta possível”.

DÚVIDAS SOBRE RECENSEADORES

Como coordenador censitário em Naviraí, Henrique Augusto explicou que o IBGE vai disponibilizar no site ‘respondendo. IBGE’, o nome de todos os recenseadores que tralharão nas pesquisas de campo na cidade e na zona rural, podendo a pessoa entrar nele e digitar o nome do recenseador e se certificar se é ele mesmo. “Nossa idéia é facilitar para que as pessoas possam comprovar se quem se apresenta é mesmo servidor do IBGE”, garantiu Henrique.

Além do site disponibilizado pelo IBGE, existirá também o telefone 0800-721-8181, onde qualquer cidadão poderá se dirigir para tirar quaisquer dúvidas que por acaso surgirem a respeito do IBGE e do censo.

Henrique conclui explicando que as respostas ao recenseador não serão utilizadas por terceiros porque elas serão de caráter confidencial entre o IBGE e o entrevistado, não podendo ser usado juridicamente para qualquer finalidade.

LEI PROTEGE PESQUISA

O chefe da agência local do IBGE, Honório Machado, disse que a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e dá outras providências. A Lei diz que “toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira, é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE.

Em seu parágrafo único diz que “as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirão de prova em processo administrativo, fiscal ou judicial…”, diz a lei.