Prefeitura de Naviraí abre envelopes de licitação da Hemodiálise dia 04 de março

Prefeitura de Naviraí abre envelopes de licitação da Hemodiálise dia 04 de março
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    4 de fevereiro de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
  • Compartilhe!

Um sonho acalentado por todos os naviraienses e moradores da região Cone Sul do Estado e um trabalho continuo do prefeito Dr. Izauri a Clínica de Hemodiálise em Naviraí vai ficando cada dia que passa mais perto de se tornar realidade. Quem fez essa afirmação foi o gerente de Saúde do município, Welligton de Mattos Santussi, dizendo que no próximo dia 04 de março de 2020, serão abertos os envelopes do processo licitatório que naquela data poderá indicar a empresa vencedora da licitação e que busca implantar aqui os serviços de hemodiálise.

Segundo Santussi, “depois de muitos ajustes, participação do Governo do Estado com o pessoal da auditoria, o nosso pessoal do Núcleo de Licitações fez adequações que eram necessárias no edital por orientação do próprio Governo para conseguir viabilizar um novo chamamento público para alguma empresa que tenha interesse em explorar o serviço de hemodiálise na cidade”, salientou o gerente de Saúde, dizendo também que “fizemos a nossa parte, mudando aquilo que era necessário para tornarmos viável o empreendimento e a gente espera que agora no dia 04 de março, que é o dia marcado para a abertura dos envelopes, já conheçamos quem vencerá a concorrência e passaremos, a saber, quem vai explorar esse serviço aqui”, disse ele.

Welligton Santussi explicou também que “agora a nossa parte é intensificar a divulgação, distribuir esse edital em veículo de circulação nacional, também para chamar e atrair mais empresas de fora do Estado e que tenham interesse em participar dessa concorrência. São 30 dias de prazo e o edital já está correndo a partir de hoje, já que ontem saiu no Diário Oficial o chamamento e hoje a gente começa a distribuir esse edital nos links, a disparar nos grupos para que chegue até as empresas interessadas ou veículo que eles possam observar e vir conhecer a nossa estrutura” enfatizou o gerente de Saúde.

TIRAR DA ESTRADA

Segundo o prefeito Dr. Izauri Macedo e opinião do gerente de Saúde Welligton Santussi, “o principal objetivo dessa licitação é tirar as pessoas da estrada. Além de ter que acordar de madrugada e sair as 3 horas da manhã para ir até Dourados, fazer o tratamento e voltar cansado na hora do almoço, isso inviabiliza a vida ativa dessas pessoas, porque muitas delas, apesar de ter que fazer terapia substitutiva, ainda poderiam fazer um trabalho paralelo. Mas com esse situação de ter que viajar constantemente, essa pessoa não consegue”.

Santussi disse também que as pessoas vão ter um maior conforto tendo a Clínica de Hemodiálise aqui em Naviraí. “Vão ter mais conforto e esse serviço irá favorecer não só nossa cidade, mas várias delas de nossa região Cone Sul. As atuais clínicas existentes na região de Dourados estão sem poder atender a todos. Por exemplo, em Dourados existem 50 pessoas na fila aguardando poder ser atendida pelo sistema de saúde pública com hemodiálise. Se fosse fácil a solução eles já teriam resolvido isso”, garantiu ele. Para o Secretário de Saúde do Estado Geraldo Resende a implantação do serviço em Naviraí irá desafogar Dourados e melhorar a região do conesul.

Imagem: Prefeitura de Naviraí abre envelopes de licitação da Hemodiálise dia 04 de março, 2020 - Assessoria de Imprensa

EMPREENDIMENTO
Para Welligton Santussi o município oferece o prédio, mas a empresa vencedora terá que fazer investimentos em torno de R$ 1,5 milhões de reais. “É um trabalho burocrático, a legislação é intensa, visando dar segurança ao paciente e a gente precisa viabilizar isso com rapidez para que a empresa possa vir e fazer o investimento em maquinário e equipamentos para conseguir colocar o serviço para rodar”, disse ele, concluindo que “os equipamentos e aparelhos precisam de manutenção diária, contratação de funcionários. Então não é um serviço de baixo investimento para quem quer explorar o serviço. Não cabe para amadores. É um serviço profissional para quem sabe fazer, para quem tem experiência”.

PREFEITO FALA

O prefeito Dr. Izauri Macedo lembrou que uma das lideranças que mais buscou trabalhar em vida pela Clínica de Hemodiálise em Naviraí foi o seu saudoso vice-prefeito Sakae Kamitani que iniciou esse movimento através do Lions Clube onde era integrante.