Prefeito de Naviraí lança nesta quinta-feira a escola de tempo integral

Prefeito de Naviraí lança nesta quinta-feira a escola de tempo integral
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    10 de março de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Educação
  • Compartilhe!

O prefeito de Naviraí Dr Izauri de Macedo lança nesta quinta-feira oficialmente a Escola de Tempo Integral que funcionará na Escola Municipal Diomedes Valentim Cerri no Bairro Ipê.

Imagem: Prefeito de Naviraí lança nesta quinta-feira a escola de tempo integral, 2020 - Assessoria de Imprensa

EMEF Professor Diomedes Valentim Cerri

A professora Caroline Touro Beluque, gerente de Educação, disse que a transformação da Escola Diomedes em Integral faz parte do Projeto Agorá, nome do lugar onde Platão reunia as pessoas para poder fazer as discussões. “Este projeto é uma ideia do prefeito Izauri que estamos cuidando com o maior carinho”, disse ela.

“Então é um espaço de criação de ideias. Colocamos esse nome nesse projeto e só vai aumentar até porque está previsto no plano de governo da gestão do Dr. Izauri Macedo. Isso foi uma proposta de Governo na campanha e nós temos que transformar em uma política pública”, ressaltou Caroline Touro.

Caroline disse que se surpreendeu com a artesã Tânia Caruso que se encontra esta semana em Naviraí, porque ela lhe perguntou se aqui tinha escola de tempo integral.

“Nós vamos levar lá também o artesanato, o trabalho com o bagaço da cana para dentro da escola porque como nós temos vários projetos integrados para que as crianças fiquem ali o dia todo, então nós teremos várias atividades, inclusive com a participação das famílias”, explicou ela.

Imagem: Prefeito de Naviraí lança nesta quinta-feira a escola de tempo integral, 2020 - Assessoria de Imprensa

Foto: Assessoria de Imprensa – Feira do Saberes 2019

Para Caroline Touro a matéria prima existe em grande escala no nosso município e Naviraí tem uma parceria muito grande como a Usina Rio Amambai Agroenergia, através do seu dirigente Luiz Carnielli que é nosso parceiro.

“Precisamos transformar essa opção e outras em geração de renda. Então nós estamos falando em educação, nós estamos falando em geração de renda para as famílias desse projeto”, lembrou Caroline.

Ao explicar sobre a implantação da escola de tempo integral no município, a professora disse que será de forma gradativa.

“Esse ano estamos ofertando só para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Temos duas turmas e aí para os próximos anos então o projeto político pedagógico da escola prevê que 3º, 4º e 5º ano sejam ofertados em 2021. É bastante desafiador, tendo em vista o cenário educacional do nosso município, mas é uma tendência também nacional e nós não podemos deixar Naviraí ficar atrás”, lembrou a professora.

Caroline também disse que “nós temos aí as escolas de autoria do Governo Estadual que já aumentou nos últimos anos a oferta de vagas em período integral e nós precisamos então dar esse pontapé inicial no município de Naviraí. Eu acompanhei os trabalhos agora no início do ano letivo e na escola houve uma transformação e eu quero parabenizar os responsáveis”, acrescentou.

“A Escola Diomedes tem uma clientela que necessita desse atendimento diferenciado e eu tenho certeza que trazer as famílias para dentro dos muros da escola e talvez ter até uma geração de renda, isso também é um papel da educação de Naviraí. Nos ainda temos demanda, porque alguns pais dizem “eu queria colocar o meu filho naquela escola que fica o dia todo”. Então isso vai se propagar e com o resultado do trabalho eu tenho certeza que no ano que vem nós teremos uma demanda muito maior”, finalizou Caroline.