Parque Natural Municipal de Naviraí recebe Expedição Botânica da UFMS

Parque Natural Municipal de Naviraí recebe Expedição Botânica da UFMS
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    9 de outubro de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

Do dia 29 de setembro ao dia 05 de outubro alunos e professores da Disciplina “Botânica de Campo” do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFMS) estiveram no Parque Natural Municipal de Naviraí com objetivo de realizar curso sobre identificação de plantas e liquens, além de fornecer ferramentas para o reconhecimento das formações vegetacionais para os alunos do curso de mestrado. As atividades consistiram em coleta, herborização e identificação de plantas e liquens de diversos grupos.

O curso contou com a presença dos professores Alexandre Salino (samambaias), Ângela Sartori (árvores e arbustos), Danilo Rafael Mesquita Neves (ecologia), Geraldo Alves Damasceno (árvores e arbustos), Marcos Junji Kitaura (liquens) e Vali Pott (aquáticas).

O Coordenador dos trabalhos da disciplina na etapa de Naviraí, Professor Geraldo Alves Damasceno cita que o curso trouxe boa experiência, pois tiveram a oportunidade de ter contato com ambientes do Mato Grosso do Sul que ainda não conheciam. Relata que no Parque Natural Municipal de Naviraí e na Fazenda Três Irmãos, desfrutaram do contato com variações de vegetação, onde tiveram oportunidade de conhecer diferentes plantas e coletar várias espécimes, algumas ainda não conhecidas no estado, tanto de liquens, samambaias como arvores e outras ainda não registradas como plantas trepadeiras.

Astolfo Carlos Mendes, Gerente de Meio Ambiente destaca que a realização dessa atividade no Parque de Naviraí é uma oportunidade de ter em nossa Unidade de Conservação uma equipe de professores especialistas em flora. Aproveita para agradecer a Fazenda Três Irmãos, na pessoa do Sr. Júlio Jacintho, o qual deu todo apoio de logística e alimentação às equipes, bem como aos professores, alunos e técnicos envolvidos, em especial ao professor Adriano Spielmann o qual esteve à frente da organização.