Pesquisadores conhecem casos de sucesso da Educação de Naviraí durante colóquio na UFGD

Pesquisadores conhecem casos de sucesso da Educação de Naviraí durante colóquio na UFGD
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    10 de maio de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Educação
  • Compartilhe!

A gestão da educação no município de Naviraí foi destaque durante o XII Colóquios sobre Avaliação e Qualidade de Ensino realizado esta semana na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Na tarde de quarta-feira a professora Caroline Touro, gerente Municipal de Ensino apresentou os casos de sucesso na rede de ensino de Naviraí e os esforços da equipe multiprofissional e os investimentos autorizados pelo prefeito José Izauri de Macedo.

O tema do colóquio deste ano esteve voltado para os cenários da Gestão Escolar e além de Naviraí, participaram dos debates secretários de educação dos municípios de Ponta Porã e Nova Andradina.

Caroline discursou para pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Gestão e Política Educacional (GEPGE) e do programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFGD além de professores de vários municípios da região.

A Gerente de Educação de Naviraí começou sua palestra falando das práticas de gestão e a qualidade de ensino no município que conta atualmente com pouco mais de cinquenta mil habitantes.

Com seis Centros de Educação Infantil com 2767 alunos e oito escolas de Ensino Fundamental e mais cinco extensões totalizando 4355 alunos a Rede Municipal de Naviraí tem 476 professores efetivos.

Caroline Touro afirmou que em Naviraí é praticado o amor pela educação como forma de transformação social e educacional. A gerente apresentou dados financeiros sobre os investimentos na educação que ultrapassam os repasses do Fundeb e a realização de projetos que envolvem toda a comunidade educacional.

A gerente entre os projetos de sucesso a Maleta Viajante, o Xadrez, Hortas entre outros. Caroline apresentou um vídeo de reportagem do Globo News sobre a professora Ivonete Dezinho que recebeu o Premio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita pela realização do Projeto Plantando Palavras – Colhendo Conhecimentos de Pai para Filho, com a participação dos pais dos alunos para o ensino da matemática. Caroline também um relatório sobre o transporte escolar considerado um dos melhores de Mato Grosso do Sul.

O Colóquio da UFGD teve como objetivo propiciar interações entre pesquisadores, gestores públicos, docentes e discentes envolvidos no estudo, investigação e ou atuação no campo da avaliação educacional.

O encontro também fomentou o interesse pelo estudo dos temas “avaliação educacional” e “qualidade de ensino” no contexto da UFGD e de Secretarias de Educação da região, discutindo práticas de avaliação do/no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior e na escola pública refletindo sobre as relações entre política, gestão e práticas profissionais no campo da avaliação educacional.