Para prevenção e controle de proliferação da dengue Prefeitura contrata novos agentes

22 de março de 2019
    - Saúde
    - Vigilância Epidemiológica
    - Vigilância Sanitária

Prefeitura de Naviraí através da Gerencia de Saúde reforça o compromisso de atenção básica,com processo seletivo foram contratados recentemente e passaram por treinamento 10 novos agentes de combate a endemias que vão atuar nas áreas descobertas na prevenção contra dengue e outras doenças transmissíveis, como também convocou mais 7 novos agentes comunitários de saúde, para expandir a cobertura das áreas dos ESFs nas regiões mais populosas.

Welington Santussi gerente de saúde destaca que neste período é importante toda atenção ao controle dessas doenças até porque o período é propicio ao desenvolvimento e proliferação em especial do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Os 10 novos agentes tiveram um curso com quatro horas de duração com os técnicos do Setor de Segurança do município, Edileuza e Jhonatan onde receberam todas as informações e procedimentos no sentido de evitar transtornos e problemas com a própria saúde. Na oportunidade os agentes receberam dos os EPIs para segurança no dia a dia de seu trabalho, até porque obedece a legislação em vigor.

Segundo o servidor José Pereira responsável pela equipe de vetores com solicitação do município a Secretaria de saúde do Estado realizou uma capacitação com os novos agentes nos dias 18, 19 e 20, com vários assuntos abordados, com aulas teóricas e praticas a campo com orientações do pessoal do grupo técnico de Dourados comandado pelo técnico José Carneiro que representa a coordenação estadual de vetores.

O prefeito Dr. Izauri Macedo já solicitou todo o empenho possível da Gerência de Saúde com todas as ações possíveis que possam somar esforços na prevenção e cuidados para evitar transtornos futuro.

SOLICITAÇÃO IMPORTANTE

Mauro Lucio Rosário coordenador estadual de controle de vetores faz uma solicitação a todos os agentes e autoridades dos municípios sulmatogrossense para responsabilidade e ações que possam combater a doença com a participação da população que é chave importante neste processo.

“Solicito encarecidamente a ajuda de todos (sem exceção) estamos atravessando um epidemia de dengue do tipo 2, até o momento 3 pessoas morreram em decorrência, varias outras estão em observação e algumas em estado gravíssimo em nosso estado. Tem mais, a Chikungunya já está circulando em Mato Grosso do Sul, acreditamos que o cenário atual é bem favorável à uma epidemia deste vírus.

A Chikungunya é mais agressiva do que a dengue, a pessoa poderá ficar acamada por mais de um ano, se chegar ao estado crônico da doença. Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela já estão circulando em nosso estado e todas são transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes e das espécies aegypti e albopictus. Com relação ao aegypti, é encontrado em 100% dos imóveis do estado. Peço que todos dê muita atenção a própria saúde e multipliquem esta informação.

A tarefa para combater os mosquitos é simples, basta averiguarem internamente e externamente se a presença de criadouros, desde uma tampinha de garrafa a uma piscina abandonada ( com atenção especial a caixa D’agua e calhas).

Todas as fêmeas do Aedes geralmente fazem um voo de reconhecimento nos imóveis em busca de fonte de alimentação (sangue) e qualquer tipo de água parada, encontrado as duas situações, a fêmea permanecerá no imóvel todos os dias de sua vida, consequentemente transmitirá a doença para todas as pessoas que estiverem no local.

“VAMOS COMBATER OS MOSQUITOS AGORA, ELIMINANDO TODAS AS POSSIBILIDADES DE PROLIFERAÇÃO”.

Solicita o coordenador.