Núcleo de Vigilância Sanitária organiza castração em gatos durante o mês de novembro.

4 de novembro de 2019
    - Vigilância Sanitária

Durante o mês de novembro será realizado a campanha de castração de gatos de forma continuada em Naviraí para dar suporte também para aquelas pessoas que não teria condições de pagar pela castração.

Essa ação vem em momento oportuno para coibir o crescimento da população de gatos que se alastra pela cidade e muito desses animais são abandonados na rua e vão aumentando gradativamente de forma rápida. Há um esforço por parte da prefeitura para ser feito um canil municipal para poder acolher estes animais abandonados e que posteriormente possa ser achado um lar para os mesmos.

O Dr. José Mário chefe de Núcleo de Vigilância Sanitária explicou “Como Naviraí não tem um Centro de Controle de Zoonose (CCZ) a Vigilância Sanitária está incumbida de dar este suporte para fazer está castração continuada em gatos machos para se manter corriqueiramente isso será em parcerias com algumas clínicas veterinárias que se dispuseram a participar, deixo aqui o leque aberto se mais alguma clínica queira participar de forma voluntária só nos procurar que será fornecido os materiais pela prefeitura e por alguns colaboradores, de início temos a intenção de castrar 100 gatos machos, uma dúvida que sempre nos pergunta por que castrar o macho, por que quando isso é feito diminui o aumento da população na procriação pois quando castra a fêmea da sua casa a do vizinho vai ovular mais vezes e dar crias maiores e, a medida estratégica para diminuição da população é mediante a castração dos machos”, enfatizou José Mário.

Para fazer a castração basta procurar a vigilância fazer o cadastro com dados pessoais, endereço e telefone e, assim que a clínica estiver disponível, a pessoa avisada e poder estar levando seu animal para ser castrado.