Naviraí realiza 1º Encontro de Formação do Coletivo Educador Municipal

Naviraí realiza 1º Encontro de Formação do Coletivo Educador Municipal
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    11 de setembro de 2018
  • Orgãos Municipais:
    - Educação
  • Compartilhe!

A Prefeitura Municipal de Naviraí juntamente com o CONISUL (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) realizou no dia 10 de setembro, o 1º Encontro de Formação do Coletivo Educador Municipal, que contou com a participação de professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, conselheiros do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente), professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Naviraí, além de técnicos dos municípios de Aral Moreira, Amambai e Coronel Sapucaia.

Coletivo Educador são conjuntos de instituições que atuam em processos formativos permanentes, participativos, continuados e voltados à totalidade e diversidade de habitantes de um determinado território, com o intuito de juntos construírem estratégias de fortalecimento de políticas e programas socioambientais, buscando a melhoria da qualidade de vida e construção da cultura da sustentabilidade.

O encontro contou com a participação do Coletivo Educador dos municípios lindeirosda Bacia do Paraná 3, Tiago Corrêa do Couto; da Gerente Técnica do CONISUL, Edna Brindarolli;da Gerente de Educação Caroline Beluque Touro, Gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes e Prefeito Municipal José Izauri de Macedo.

Nesse primeiro encontro os participantes conheceram o trabalho que o consórcio e o coletivo educador vem realizando. Também conheceram, discutiram e apresentaram os documentos norteadores da Educação Ambiental, como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Programa Nacional de Educação Ambiental, Política Nacional de Educação Ambiental, Carta da Terra e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A organização e mediação das atividades ficou a cargo das representantes do município de Naviraí no Coletivo Educador do CONISUL, Gianni Lucindo Dias (Gerência de Educação) e Katia Vivian Chrestani Borges (Gerência de Meio Ambiente).

O Gerente de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes destaca que a formação do Coletivo Educador Municipal vem ao encontro da necessidade de fortalecer da Educação Ambiental. Reforça que o papel do Coletivo é promover a articulação institucional e de políticas públicas, a reflexão crítica acerca da problemática socioambiental, o aprofundamento conceitual e criar condições para o desenvolvimento continuado de ações e processos de formação em Educação Ambiental com a população do contexto.

Participantes do 1º Encontro de Formação do Coletivo Educador Municipal