Naviraí participou do Fórum de Regionalização do Turismo

Naviraí participou do Fórum de Regionalização do Turismo
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    18 de junho de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Desenvolvimento Econômico
  • Compartilhe!

Na tarde de ontem, dia 17/06, a servidora Milaine E. C. De Morais esteve reunida com os interlocutores municipais, representando o Gerente de Desenvolvimento Econômico Fernando T. Kamitani, na cidade de Eldorado no Fórum 07 Caminhos da Natureza/Conesul, este fórum representa a Instância de Governança Regional, órgão responsável pela gestão da Região Turística a qual Naviraí pertence.

Na reunião também estavam presentes interlocutores dos municípios de Eldorado, Mundo Novo, Iguatemi, Juti, Itaquiraí e Japorã. Entre os assuntos da pauta esteve, o prazo para inserção da documentação necessária para permanecer e integrar o Mapa de Turismo Brasileiro, que está em processo de atualização, no Sistema Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo.

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Ele é atualizado bienalmente, e sua última versão, de 2017, conta com 3.285 municípios, dividido em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de 08 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.