Naviraí é classificada entre três municípios do Brasil para adquirir o Plano de Coleta Seletiva

Naviraí é classificada entre três municípios do Brasil para adquirir o Plano de Coleta Seletiva
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    11 de setembro de 2018
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

A cidade Naviraí através da Gerência de Meio Ambiente se inscreveu no edital do Programa Cidade+ para adquirir um plano de Coleta Seletiva. Segundo o gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes o município vem trabalhando através de sua equipe na elaboração de vários projetos sustentáveis que possam melhorar as questões ambientais.O Edital Cidade+, uma iniciativa inédita rumo à gestão sustentável de resíduos, encerrou-se dia 10 de setembro, com a divulgação dos 3 municípios contemplados pelo projeto, entre os 600 inscritos de Estados de todo o Brasil.

As cidades Casimiro de Abreu (RJ), Mairinque (SP) e Naviraí (MS) ganharam a disputa por apresentarem as melhores condições para o desenvolvimento da coleta seletiva entre os participantes, segundo os critérios do Edital. O objetivo do Edital, iniciativa da Recicleiros e SIG Combibloc, é qualificar as práticas de gestão de resíduos desses municípios a impulsionar a reciclagem para, além de atrair investimentos para sua implantação e operação, criar um ecossistema perene e economicamente viável.

Os vencedores vão receber consultoria técnica gratuita para o desenvolvimento desse plano, cujo valor médio de mercado é de R$ 70 mil. Como explica Ricardo Rodriguez, Presidente Américas da SIG e entusiasta do projeto, “não se trata mais de trabalhar em uma agenda de proteção. Estamos dando um passo à frente e convidando os municípios brasileiros a trabalharem em uma agenda de construção de políticas públicas que efetivamente tenham um impacto positivo na sociedade, na economia e no meio ambiente das regiões em questão”.

Os três municípios contemplados pelo programa se destacaram por “apresentarem um nível de engajamento do poder público e algumas práticas fundamentais para o início de uma história que queremos ajudar a construir”, explica Erich Burger, diretor da Recicleiros. Além da importância da redução do impacto do lixo nos municípios, diz Erich, o Programa Cidade+ trabalha com a componente da educação ambiental, que fomenta a perenidade das práticas e afeta diretamente a qualidade de vida nos municípios.

Outro aspecto a ser destacado é que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) impõe o princípio da responsabilidade compartilhada, um elemento fundamental para a viabilidade das melhores práticas na gestão de resíduos. O Programa Cidade+ é um atalho para a efetivação desse processo e para a harmonização de interesses entre o setor público e o privado. “Temos comprovado com as nossas experiências que existem gestores e servidores públicos altamente comprometidos com as questões de sustentabilidade e qualidade de vida e que esse incentivo pode ser a chave para a mudança nesses territórios”, comenta Isabela De Marchi, coordenadora de sustentabilidade da SIG.

Naviraí classificada para adquirir Plano de Coleta Seletiva

Com a promessa de transformar as cidades brasileiras em um lugar melhor para se viver, o Programa Cidade+, iniciativa da Recicleiros, já conta com os municípios de Bom Jesus dos Perdões (SP), Jijoca de Jericoacoara (CE), Rio Verde (GO) e Xanxerê (SC). Responsáveis pelo projeto – A Recicleiros é uma organização sem fins lucrativos brasileira, que desde 2007 desenvolve soluções para fomentar a coleta seletiva e a reciclagem de embalagens em todo país.

A empresa suíça SIG Combibloc é uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas, atua em mais de 65 países e, no Brasil, desde 2011.

Para o prefeito Dr. Izauri Macedo trata-se de uma grande conquista para o município. “Projeto desse formato que com certeza vai alavancar e solucionar um problema que a tempo vem se arrastando e que só agora começa a tomar um destino certo, além de cuidar do meio ambiente, vai gerar fonte de renda para aqueles que trabalham nesse seguimento”. Comentou o prefeito.