Naviraí conquista Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

21 de setembro de 2018
    - Saúde

Naviraí foi contemplada nesta quinta-feira, dia 20 de setembro de 2018, com o 1º lugar no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, na categoria municípios até 50.000 habitantes, que visa condecorar municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal.

Os municípios que se inscreveram para participar do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, tiveram os trabalhos em prol da saúde bucal analisados pela Comissão de Saúde Bucal Pública, segundo critérios estabelecidos por Resolução do CFO. Este prêmio visa condecorar municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal, e oferece ao município vencedor uma cadeira odontológica com equipo completa.

A Saúde Bucal do município de Naviraí já havia sido classificada na fase Estadual em primeiro lugar, como Municípios até 50.000 habitantes, sendo que posteriormente receberá certificado da premiação estadual, em data prevista para o dia 26 de outubro.

A notícia do prêmio estadual fora dada no dia 13 de setembro de 2018, quando o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul – CRO-MS esteve presente no gabinete do Prefeito Municipal de Naviraí Dr. José Izauri de Macedo para uma reunião, onde a Conselheira do CRO-MS Dra. Silvânia da Silva Silvestre informou que o CRO-MS encaminhou ao Conselho Federal de Odontologia – CFO, o resultado final da Etapa Estadual do PRÊMIO NACIONAL CFO DE SAÚDE BUCAL, denominada PRÊMIO ESTADUAL CRO-MS DE SAÚDE BUCAL.

Estiveram presentes nesta reunião o Dr. Efrain Neri Santana – Delegado do CRO Regional de Dourados, a Sra. Elenilda Ribeiro – Fiscal do CRO-MS, o Gerente de Saúde – Sr. Welligton de Mattos Santussi, a Gerente de Núcleo de Assistência Odontológica/Coordenadora de Saúde Bucal – Sra. Katia Akemi da Rocha Ujihara Salem e a Gerente de Equipe Apoio Odontológico/Coordenadora do CEO – Sra. Fernanda de Souza San Martin; na oportunidade Dra. Silvânia comentou sobre o trabalho do CRO-MS, como a Educação Continuada, ocorrida em Naviraí no dia 17 de agosto, realizado em parceria com a Coordenação de Saúde Bucal de Naviraí e Gerência de Saúde, cujo tema “Atendimento Odontológico da Pessoa com Deficiência sob Anestesia Geral”, teve como público alvo todos os dentistas, TSB e ASB da rede pública e privada do município de Naviraí.

Na reunião também fora informado que a Plenária da Regional decidiu homenagear com a comenda da MEDALHA DA ORDEM SUL-MATO-GROSSENSE DO MÉRITO ODONTOLÓGICO, a Sra. Katia Akemi da Rocha Ujihara Salem, pelo trabalho frente a Odontologia Sul-mato-grossense, realizado com tamanha credibilidade, dedicação e empenho, o qual colabora diretamente para o desenvolvimento da Odontologia no Mato Grosso do Sul.

“Estamos muito contente com todas essas notícias maravilhosas para a Saúde Bucal de nosso município. Os dois primeiros lugares, Estadual e Nacional mostram que estamos no caminho certo. Agradecemos especialmente a Dra Kátia e a equipe da gerência de saúde responsável por materializar este sonho, bem como de toda equipe da prefeitura, que dá suporte para que possamos executar nossos projetos em favor da população Naviraiense”, destacou o chefe do executivo.