Material perfurocortante descartado de maneira incorreta traz danos a saúde e ao meio ambiente

26 de junho de 2019
    - Segurança do Trabalho

Técnicos do Setor de Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Naviraí estão preocupados com o descarte de material perfurocortante.

Segundo Jhonatan e Edileuza responsáveis pelo Setor, disseram que esse tipo de material não pode ser descartado no lixo comum. Os técnicos alertam para os cuidados em especial com os coletores no sentido de evitar transtornos, pois os mesmos entram em contato com esses materiais perfurocortantes descartado de maneira inadequada pelo comerciante ou até mesmo pelo morador.

Os coletores em suas jornadas esperam coletar os resíduos domiciliares e os equipamentos que eles usam não é o suficiente para proteger de uma agulha de uma seringa que foi utilizada. Caso venham sofrer uma perfuração eles acabam se contaminando.

Existe uma Norma de conduta entre os profissionais de saúde no descarte dos resíduos do hospital, clínicas enfim, estabelecimentos destinados aos cuidados da Saúde humana, eles sabem o descarte correto dos resíduos, não podendo ser na coleta domiciliar. Existe uma caixa própria “ Descarparck” para o acondicionamento certo.

A Prefeitura tem um contrato com uma empresa que faz o recolhimento tanto da rede pública quanto do privado, eles sabem a maneira correta de acondicionando. Esse material não fica na cidade ela vai para outro município e lá recebe um tratamento adequado sem dano ao meio ambiente.

Os técnicos orientam ainda com relação aos usuários de insulina, eles recebem mensalmente agulhas e seringas e estão orientados pelos agentes comunitários, enfermeiras da rede básica de saúde a não descartar esse material também de maneira incorreta, eles são orientados a devolver no hospital nos posto de saúde ou até mesmo nas farmácias.

Portanto é preciso que haja consciência junto aos moradores para não jogar esse material no lixo, vidros, uma garrafa quebrou, procure colocar em uma sacolinha, ou numa garrafa PET identificando sempre que é um material cortante. Tendo esse cuidado com esse lixo, com certeza estamos zelando pela vida e saúde de todos.