IPTU 2020 em Naviraí boletos já estão disponíveis pela internet

21 de janeiro de 2020
    - Receita

A cidade de Naviraí hoje tem em torno de 30.500 imóveis que são taxados pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cuja emissão de carnês sempre foi realizada nos primeiros meses do ano. A partir de 2020, a Gerência Municipal de Receita, através de sua titular, Claudia Taira, informa aos contribuintes deste imposto que já disponibilizou para impressão a quem interessar, os boletos do IPTU deste ano, devendo a pessoa acessar o site oficial do município: www.navirai.ms.gov.br.

Comentando o assunto, Claudia disse que os arquivos com dados do IPTU 2020 para emissão dos boletos por uma gráfica já foram encaminhados e deverão ser finalizados ainda este mês e a partir de então, o município começa a entregar nas residências dos contribuintes ou nos endereços de correspondência cadastrado, todos os carnês. Segundo Claudia Taira será emitido mais de 26.000 carnês e o valor total lançado pelo cadastro chega aos R$ 14,5 milhões.

PRAZOS DE PAGAMENTOS

A responsável pela Gerência de Receita do município de Naviraí afirmou que existem várias formas de pagamentos à disposição dos contribuintes: para pagamento à vista, o contribuinte poderá fazê-lo de duas formas – 1ª cota única com 15% de desconto com vencimento dia 10/03/2020 e em 2ª cota única com 10% de desconto para pagar até dia 13/04/2020.

Outra forma de pagamento é parcelado e o contribuinte deve optar pelo parcelamento e irá receber em um único formulário todos os boletos a serem quitados dentro de cada vencimento, que deverão serem pagos mensalmente a partir do dia 10 de março de 2020. “Pedimos muita atenção aos contribuintes que optarem por esta forma de pagamento, no tocante a identificar corretamente no boleto a ser pago cada vencimento”, explicou Claudia.

NOTIFICAÇÃO

Claudia explicou também que quem não receber a notificação do IPTU 2020 até o dia 1º de março próximo deverá emitir pela internet a segunda via do boleto e efetuar o pagamento até a data de vencimento ou, então, procurar rapidamente a Gerência de Receita que funciona no prédio do antigo Fórum, na Praça Euclides Fabris.

INADIMPLÊNCIAS

Perguntado sobre a inadimplência de contribuintes para com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Claudia foi enfática em dizer que “continua grande a lista de devedores, já que alguns deles optaram pelo Refis autorizado pela Câmara de Vereadores e não conseguiram efetuar o pagamento mensalmente, correndo o risco de ter seus parcelamentos rescindidos. Se isto ocorrer, volta todos os juros e multas existentes quando ele optou pelo pagamento parcelado do Refis”, explicou ela.

IMPORTÂNCIA DO IPTU

Ao falar sobre os recebimentos do IPTU 2020, o prefeito Dr. Izauri Macedo disse ser de fundamental importância, “porque com esse recurso próprio nós podemos idealizar e concretizar a realização de muitas obras, sejam elas, por conta própria ou em parcerias com os governos Estadual e Federal”.