Gerente de Saúde de Naviraí concedeu entrevista as rádios Cultura e Karandá

Gerente de Saúde de Naviraí concedeu entrevista as rádios Cultura e Karandá
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    7 de agosto de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
  • Compartilhe!

Como acontecem todas as terças-feiras, quando um gerente da administração do prefeito Dr. Izauri Macedo concede entrevista as rádios Cultura e Karandá, desta vez foi o gerente de saúde Welligton de Mattos Santussi que falou da expectativa da inauguração do centro de Hemodiálise de Naviraí, que irá trazer um pouco de dignidade para os pacientes, que hoje precisam levantar as 02h00 da manhã deslocando ate Dourados para fazer tratamento.

Essa obra trará alívio e dignidade aos pacientes que além de levantar cedo, fazem esse deslocamento três vezes por semana, por outro lado, tornará Naviraí um centro regional de Hemodiálise, hoje Naviraí tem 38 pacientes que fazem tratamento em Dourados. A microrregião de Naviraí tem 65 pacientes e com a implantação da Hemodiálise além do conforto, haverá uma grande economia nas despesas de transporte e alimentação deste pacientes.

O gerente também falou da vinda dos médicos para Naviraí, dentro do Programa Mais Médico, foi destacado pelo gerente de saúde o empenho e esforço por parte do prefeito Dr. Izauri Macedo, que por várias vezes esteve em reunião em Campo Grande e também em Brasília para garantir que Naviraí fosse contemplada com cinco vagas. Havia um falta de médicos em algumas unidades, e a vinda desses médicos com certeza irá fortalecer os programas municipais de políticas de saúde de nossa cidade.

Com os médicos do Programa Mais Médicos, poderá ser feito um trabalho qualificativo, onde segundo o gerente poderá atender a população do João de Barro, onde a maioria daquela população é de idosos, e que hoje tem que se deslocar até a unidade do São Pedro para fazer um acompanhamento médico, e passará a ser atendida na unidade do Boa Vista próximo as suas casas.

O gerente desatacou a participação do Conselho de Saúde de Naviraí na 16ª Conferência Nacional encontro do SUS que está acontecendo em Brasília. Evento este que é realizado a cada dois anos para discutir as políticas de assistenciais e Naviraí foi a única cidade do conesul a enviar delegado para este evento.

Finalizando sua fala o gerente enfatizou o início da vacinação antirrábica canina, que iniciou na zona rural e posteriormente virá para zona urbana. Welligton destacou vários pontos melhorados, na questão da saúde, como aquisição de berços aquecidos, aumento do repasse de 63 mil reais para 200 mil pelo estado para o Hospital Municipal, entre tantas outros melhorias que foram feitas, para melhorar a saúde da população.