Gerência de Saúde Realiza oficina sobre o setembro amarelo

14 de setembro de 2018
    - Saúde

Foi realizada nesta quinta-feira (13), uma oficina através da Gerência de Saúde do município de Naviraí com a participação dos profissionais e agentes da Rede Básica de Saúde.

O evento aconteceu no Centro Profissionalizante Ramez Tebet no Auditório do IFMS, cuja oficina teve o comando de duas profissionais da UFMS a professora mestre Priscila Marqueti e a doutora Bianca Giacon que enfatizaram sobre o setembro amarelo, mês de conscientização para os cuidados na prática de suicídio.

Gerência de Saúde realiza oficina de capacitação para profissionais de saúde da Rede Básica

Segundo a professora mestre Priscila Marquettida UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o evento tem um momento expositivo de dados sobre o mundo, Brasil e Mato Grosso do Sul, mostrando informações sobre o suicídio hoje no nosso meio.

A oficina ofereceu dinâmicas com os profissionais de saúde a respeito de vários temas sendo eles; causa e consequência, na rede de atenção psíquico social, que existe no município e região, para prevenção e das ações de intervenções que são feitas para as pessoas em sofrimento.

Segundo as profissionais da Universidade Federal a oficina direcionou conhecimento para que os agentes profissionais de saúde possam lidar com os pacientes usuários do sistema, com praticas importantes que serão utilizadas no dia a dia evitando assim o numero alarmante de casos que vem acontecendo em relação ao suicídio especialmente no estado.

A professora destaca ainda que vivemos um momento muito grande de transtornos mentais e que já vem se falando há muito tempo, que poderemos chegar em 2035 com grande numero de casos de depressão e por isso a importância de se realizar trabalhos preventivos nesse sentido para que tal fato não venha se tornar realidade.

Para o Gerente de Saúde do município Weligton Santussie Claudia Flor coordenadora de Saúde Básica, essa ação de estar qualificando os profissionais é um grande passo para amenizar o sofrimento das pessoas com ações preventivas que sem dúvida é o melhor remédio.