Fundação Cultural reúne pais de alunos do Projeto Ciranda En’Arte para prestação de contas

11 de dezembro de 2019
    - Cultura
    - Educação

Aconteceu na noite desta terça-feira (10) no auditório do Centro de Formação Profissional Senador Ramez Tebet, onde funciona o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), uma reunião de prestação de contas promovida pela Fundação Cultural de Naviraí, sob o comando da professora Carol Touro que também responde pela Gerência Municipal de Educação. Da reunião participaram pais de alunos de dois projetos desenvolvidos pela Cultura do município: o Ciranda En’Arte e Banda Municipal Tom Jobim.

Várias apresentações culturais foram mostradas aos pais dos alunos dos dois projetos, antes do início da prestação de contas realizada pela professora Carol Touro, que logo de início em sua fala explicou o que foi desenvolvido nos dois projetos durante esse ano e o que pretende realizar em 2020. “A pedido do prefeito Dr. Izauri Macedo aumentamos de forma expressiva o número de alunos na Banda Tom Jobim. Começamos 2017 com 35 integrantes e hoje temos 138 crianças integradas nele. Já conseguimos ganhar prêmios em concursos importantes realizados pelo Brasil afora. Nós vivemos numa administração que tem como cerne a transparência e é importante que os pais saibam o quanto está sendo investido financeiramente nesses projetos”, salientou a professora.

Carol detalhou os gastos dizendo que “o mais importante é que nós investimos em arte e cultura porque nós acreditamos nas pessoas. Nós acreditamos, inclusive, que a arte transforma a vida dessas crianças e que podem transformar suas vidas para o rumo certo no mundo. Então, nesse sentido, decidimos reunir os pais nessa noite e é claro, aproveitar para repassar orientações como serão esses projetos no ano que vem. É importante dizer que oferecemos os projetos no Espaço Cultural Arandu, nas escolas Milton Dias Porto, José Carlos da Silva e Marechal Rondon, além da Escola Estadual Juraci Alves Cardoso”, enfatizou Carol.

Esses dois projetos oferecem aulas de coral, violão, jazz, balé e teatro de mídias sociais. Hoje temos 400 alunos inscritos participando de forma ativa nesses dois projetos culturais que acreditamos ser de suma importância em nossa cidade”, ressaltou a titular da Fundação Cultural, que aproveitou para agradecer todos os professores e colaboradores dois projetos.

PARABENIZAÇÃO

Carol Touro aproveitou a ocasião para, de público, agradecer e elogiar o excelente trabalho apresentado pelos dois projetos na abertura do Natal Encantado que aconteceu sexta-feira (06) nas escadarias do Banco do Brasil, quando ocorreu o acendimento das luzes e decoração natalina na praça central e no centro comercial.

MÃE DE ALUNA AGRADECE

A senhora Rose, que é filha da conhecida Marta da Silva Moreira, popular ‘Marta Sucupira’, disse ela: “Estou achando esse projeto muito interessante. Minha filha faz jazz e antes dela entrar no projeto eu até não dava muito valor na dança, mas depois que ela começou a fazer eu mudei de ideia porque vi que é muito importante e muito bonito esse trabalho que eles estão fazendo na Fundação Cultural”, disse a mãe de aluna.

Rose também afirmou que após entrar no projeto, sua filha mudou muito. “Esse projeto ajuda bastante. É um projeto muito bom. O prefeito Izauri está ajudando e é um projeto municipal que está ajudando bastante a todos nós”, ressaltou a mãe de aluna que integra o jazz.

BANDA TOM JOBIM

Ao falar sobre a atuação da Banda Municipal Tom Jobim, hoje com 138 integrantes, a professora Carol Touro disse que de 35 alunos no início de 2017 hoje conta com 138 participantes. Recentemente, a banda conquistou em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, o 2º lugar num concurso em que participaram 84 bandas e fanfarras, abrindo uma vaga para futura apresentação em concurso dessa natureza a ser realizado na Argentina em 2020.

Além dessa conquista, nossa Banda Municipal Tom Jobim também conquistou o 1º lugar na cidade paranaense de , onde fez sua primeira apresentação fora do município e em Paula Freitas, também no mesmo Estado, ganhou o 1º lugar e São Francisco do sul Santa Catarina ficando em 2º lugar nacional.

Em todas as apresentações da Banda ela é bastante elogiada e o maestro Kleiton Miranda também pelo excelente trabalho que realiza e por levar a rincões distantes o nome de nossa querida cidade de Naviraí.