Educação de Naviraí realiza seminário para discussão sobre a Educação Especial

Educação de Naviraí realiza seminário para discussão sobre a Educação Especial
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    29 de novembro de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Educação
  • Compartilhe!

Com a presença de professores e educadores da Rede Municipal de Ensino de Naviraí e alguns do vizinho município de Itaquiraí, a Gerência Municipal de Educação realiza no Salão Paroquial, um seminário com o tema: “Educação Especial Inclusiva a partir de 2020”. Segundo a professora Carol Touro, “estamos reunidos com toda a Rede Municipal de Ensino, os nossos mais de 600 professores, os nossos educadores, a fim de discutir os caminhos e as possibilidades para a Educação Especial a partir de 2020. Naviraí precisa fortalecer e, na verdade, criar política pública municipal para o atendimento de alunos com necessidade especial”, ressaltou a professora.

Carol também disse que “estamos nessa manhã discutindo e debatendo a apresentação dos resultados e daquilo que nós fizemos em 2019 e a tarde teremos uma exposição dos trabalhos realizados nas nossas salas de recursos da Escola Marechal Rondon. Além dos nossos professores, temos aqui também a secretária de Educação de Itaquiraí e alguns professores daquela localidade”, esclareceu Carol Touro.

Ao responder a uma pergunta durante a entrevista, Carol salientou que “estamos encerrando as atividades, temos aí mais duas semanas de aula, mas já estamos com o processo seletivo em aberto fazendo as inscrições dos professores contratados. Estamos também fazendo um momento de avaliação com os nossos alunos e é importante enfatizar que nós estamos a todo vapor preparando o Natal Encantado e o acendimento das luzes que será na próxima sexta-feira, dia 06 de dezembro. Teremos um lindo espetáculo organizado pela equipe do Ciranda em´Arte e pela Banda Municipal Tom Jobim. Então esse ano, nós teremos um espetáculo muito maior em frente ao Banco do Brasil, com uma estrutura melhor, porque nós estamos avançando, nós acreditamos na educação”. Carol enfatizou ainda que o prefeito Dr. Izauri Macedo continua fazendo um trabalho de valorização aos profissionais da área no sentido de cada vês mais aprimorar a educação no município.

PROFESSORA RENATA

Quem proferiu palestra nesta manhã de sexta-feira (29) foi a professora doutora Renata Teixeira de Souza, do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Naviraí, com o tema “Educação Especial Inclusiva”.

Ela disse que “hoje a gente veio conversar com o pessoal da Rede Municipal de Ensino a respeito da inclusão e a prática docente. E, para isso, a gente precisa de uma transformação do contexto escolar e de quem atua nela que são os professores que precisam entender que a inclusão ela já parte de algo que é legítimo do ser humano. Eu tenho que olhar o sujeito e vê-lo como uma pessoa, como ser humano e não pensar, primeiro na sua necessidade ou na sua especificidade, na sua deficiência. Então a ideia é poder falar um pouquinho a respeito da importância que desde a Constituição a gente já sabe que a educação é para todos. Então com esse olhar para todos, independe do que essas pessoas trazem de diferente”, ressaltou.

A professora doutora Renata também disse que “a gente precisa trazer todos os seres humanos, para todas as pessoas, para todas as crianças, independente de sua especificidade, porque a única instituição que regulamenta o ensino e dá até o diploma, é a escola. Então a educação precisa acontecer na escola, seja para qualquer pessoa com qualquer diferença que ela esteja. Legitimar a inclusão, ela é fundamental”, concluiu a professora doutora.