Córrego do Touro poderá receber recuperação através do projeto Parque Linear

19 de novembro de 2018
    - Meio Ambiente
    - Obras

– O projeto de mobilidade urbana pode levar a valorização das propriedades, melhorar o aspecto paisagístico e pode auxiliar no combate da erosão e da degradação ambiental –

A Prefeitura de Naviraí deve revitalizar a área do entorno do Córrego do Touro, incentivando a reurbanização, melhorando o aspecto paisagístico, valorizando as propriedades do entorno. A possibilidade da efetivação deste projeto só possível com a inscrição do projeto de mobilidade urbana aprovado pelo Ministério das Cidades, através do Programa Avançar Cidades.

Atual Situação do Parque Córrego do Touro – Naviraí 2018

O programa de ações de implantação do Parque Linear do Córrego do Touro deve ser possibilitado via financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), com investimento de R$ 15,75 milhões, incluindo a contrapartida da Prefeitura.

O investimento deve ser feito na implantação de duas pistas de duplas vias, em uma extensão de 1.6 00 metros cada, tendo ao meio do Córrego do Touro, segundo a gerente de Obras – Ana Paula Rocha.

O projeto de Lei Autorizativa para o investimento no Parque Linear do Córrego do Touro foi enviado pelo prefeito Izauri de Macedo (DEM) para a análise da Câmara Municipal e está tramitando nas comissões, antes de ser levada ao plenário para a apreciação e votação. Foi pedida a autorização para fazer o financiamento de 15 milhões, com pagamento em 20 anos, com um ano de carência e a contrapartida da Prefeitura deve ser de R$ 750 mil.

Projeto para implantação do Parque Linear Córrego do Touro

VALORIZAÇÃO

O arquiteto e urbanista da gerência de Obras – Rodrigo Zanin, disse que entre as vias duplas, deve haver a revitalização das margens do Córrego do Touro com o plantio de grama e arborização. O projeto contempla a região compreendida entre a Rua João Rigonato e a Avenida Ipuitã, trecho cercado de imóveis e habitações.

A melhoria do aspecto paisagístico inicialmente deve valorizar os imóveis da área, mas novos projetos urbanísticos poderão e deverão ser feitos para agregar ao desenvolvimento deste programa de mobilidade urbana, dando mais conforto e mais qualidade de vida aos moradores, podendo posteriormente ser pensadas implantações de melhorias tais como bancos, pista de caminhada, quadra de esportes, pista de skate, ciclovias, concha acústica, entre outras melhorias.

Projeto para implantação do Parque Linear Córrego do Touro.

MEIO-AMBIENTE

O plantio de grama e a arborização do Parque Linear do Córrego do Touro, deve acontecer no espaço de 30 metros de recuo da área de preservação ambiental, na recomposição da vegetação, para ajudar a evitar a continuidade do processo de degradação das margens do referido córrego.

O Parque Linear do Córrego do Touro deve abrir espaço para a conservação do meio-ambiente, com a canalização para a recepção de águas pluviais, o que deve minimizar o impacto do assoreamento e de erosão no trecho posterior do leito do manancial inicialmente até a Avenida Ipuitã.

Para prefeito Dr. Izauri Macedo a consolidação desse projeto, além de valorizar toda área projetada, com certeza será um dos cartões de visitas da cidade.