Controle de Vetores divulga relatório de combate a Dengue e registra Médio Risco para epidemia

21 de janeiro de 2019
    - Vigilância Epidemiológica
    - Vigilância Sanitária

Após a conclusão dos trabalhos do LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), realizado entre os dias 07 a 11 de janeiro de 2019, o Setor de Controle de Vetores da Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí apresentou relatório oficial das ações desenvolvidas no município durante o 6º Ciclo (Novembro/Dezembro) de 2018.

Em Naviraí foram registrados 42 casos suspeitos de Dengue, 05 suspeitos de Chikungunya e 01 suspeito de Vírus Zika, sendo que destes apenas 04 casos de dengue positivos confirmado até o momento.

De acordo com José Pereira da Silva Gerente de Equipe do Setor de Controle de Vetores, após a conclusão dos trabalhos do “LIRA” foi detectado um índice de infestação no município de 1,2%, sendo 02 estratos com médio risco e 01 estrato de Baixo Risco, uma escala que de acordo com o Ministério da Saúde, classifica Naviraí como “Médio Risco para Epidemia”.

Para a realização do Levantamento deste Índice foram realizadas 13.401 visitas domiciliares, entre residências, comércios, pontos estratégicos, terrenos baldios e outros, sendo trabalhados 48,81% dos imóveis programados pela equipe de saúde resultando em 11 focos do mosquito Aedes Aegypt encontrados.

No trabalho junto aos pontos estratégicos que são borracharia, ferro velho e etc, foram realizadas 152 visitas, com 05 focos do mosquito, apontando um índice de infestação de 3,95%, ressaltando que todas as visitas são desempenhadas por agentes treinados e aptos para a captura de larvas, dosando o índice de infestação de cada micro área.

O Controle de Vetores do município conta com uma equipe de 20 Agentes de Endemias que desempenham as atividades de LI+T, tratamento e eliminação de criadouros, borrifação, coleta de armadilhas (Ovitrampas), bloqueio mecânico e com equipamento social e monitoramento do descarte de pneus do eco ponto. Atualmente o município possui 26.962 imóveis para serem visitados, sendo divididos em 32 micro áreas para serem vistoriadas pelos agentes dentro do ciclo, restando no momento 11 micro áreas descobertas.

Segundo José Pereira as ações estão sendo desenvolvidas para conscientizar a população sob a necessidade de todos atentarem para os cuidados com seus quintais, retirando todo e qualquer objeto que acumula água, até porque o período é propicio a propagação da dengue. “Autoridades e população juntas com certeza evitarão transtornos futuros”, finalizou.