CMDI de Naviraí realizou evento de orientação à pessoa idosa

  • Assessoria de Imprensa
  • 3 de julho de 2019
  • Gabinete do Prefeito

Na tarde desta terça-feira (02), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizou com apoio da Prefeitura Municipal através da Gerência de Assistência Social uma mesa redonda de conversas no auditório da ACEN.

O evento que foi presidido pelo presidente Anibal da Silva Bezerra, contou com a presença do prefeito Dr. Izauri Macedo da Gerente de Assistência Social Marizélia Mazzini, Sergio Henrique dos Santos – Gerente de Finanças e do procurador Jurídico do Município Dr. Fauzer Selem.

A Mesa Redonda serviu como encerramento das atividades referentes ao junho prata que intensifica as ações contra a violência contra a pessoa idosa. Lembrando que no dia 15 de junho marcou o dia mundial de conscientização da violência contra o idoso, essa data foi instituída em 2006, pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela rede internacional de prevenção a violência a pessoas idosa.

No dia ontem uma conversa com vários idosos presentes no sentido de orientá-los sob essa violência. Estiveram falando a respeito do assunto Janaina Padilha diretora do PROCON de Naviraí que teceu alguns pontos importantes para que a pessoa idosa não seja lesado financeiramente ao efetuar algum tipo de contrato de seguro e outras aquisições.

Paula Toste pedagoga do CRAS e Conselheira do CMDI destacou sob a importância do idoso e seu convívio social em especial os seus direitos e ainda destacou o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos. Ela enfatizou que em Naviraí existem mais de cinco mil idosos e que muitos deles sofrem violência tanto financeira quanto domestica e outros tipos de violência.

Prefeito Dr. Izauri destacou a importância do evento em estar orientando a todos dizendo que é preciso toda a atenção a essas pessoas que muito já contribuíram e que ao longo de sua existência acumulam conhecimento e experiência que com certeza serve para na construção de um país mais fraterno e progressista. Dr. Izauri disse que seu governo sempre será pautado na responsabilidade de oferecer todo o cuidado necessário para que os idosos possam ser atendidos com tudo aquilo que eles merecem.

O presidente do Conselho senhor Anibal disse que esse tipo de evento é de suma importância para que os idosos possam conhecer e saber dos seus direitos como pessoa idosa.

Muitos desses idosos vivem em situação de violência e acabam não procurando orientação sob como proceder. Algumas situações que na verdade são agressivas e violentas contra a pessoa idosa: Piadas ofensivas, Chantagem, Mentir, enganar, desqualificar enquanto pessoa, humilhar em público, ameaçar, xingar, destruir bens pessoais, abandono, usar de seu benefício para contrair dividas enfim, praticar qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa cabe reclusão de 04 à 12 anos. Portanto qualquer conhecimento de violência denuncie através do disque 190.