Chegou a reciclagem em Naviraí

Chegou a reciclagem em Naviraí
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    30 de novembro de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

Depois de um intenso trabalho de planejamento que se iniciou logo após a cidade ter vencido um concurso entre cerca de 600 cidades do Brasil todo no Edital Cidade+Recicleiros 2018, Naviraí esta pronta para começar na próxima segunda-feira, dia 02/12, sua operação de coleta seletiva e reciclagem.

Desde o início dessa jornada muito trabalho foi feito pelo Grupo de Trabalho de Resíduos, composto por membros da administração municipal e técnicos Recicleiros. Naviraí tem hoje uma cooperativa de catadores formada na cidade, a Recicla Naviraí, que dará oportunidade de trabalho e renda para mais de 60 pessoas em estágio de vulnerabilidade social e que estavam a procura de trabalho. O grupo atual, formado para o início da operação já conta com 37 cooperados.

A Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis instalada no município conta com os mais modernos equipamentos e capacidade produtiva elevada, o que reflete os planos da cidade para o gerenciamento de resíduos sólidos.

A meta é reciclar 250 toneladas por mês a partir do nono mês de operação do programa. Para isso, será fundamental a adesão maciça da população para transformar o impacto que o lixo hoje representa para a sociedade, o meio ambiente e para as finanças da cidade em um caso de economia, inclusão socioprodutiva e preservação ambiental.

Ações de comunicação e informação aos munícipes já estão nas ruas, na internet e no comércio da cidade. A Gincana Escola Recicleira já está acontecendo e vai mobilizar toda a rede municipal de ensino.

As empresas de Naviraí estão sendo envolvidas para disseminar o conteúdo informativo e engajar seus colaboradores.

Vereadores tem demonstrado apoio fundamental à iniciativa e fortalecido os laços da reciclagem com a comunidade de Naviraí. É um momento histórico para a cidade que lança a coleta com abrangência de cerca de 90% do território e buscará a cobertura total logo nos primeiros meses de operação.

Naviraí mostra como o engajamento e a vontade de fazer de seus cidadãos e dos representantes do povo pode transformar um sonho em realidade.

Vamos todos reciclar a partir de segunda-feira. Veja quando a coleta seletiva passa na sua porta em www.chegouareciclagem.org.br