Campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico supera expectativa

  • Assessoria de Imprensa
  • 5 de julho de 2019
  • Gerência de Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de Naviraí, através da Gerência de Meio Ambiente em parceria com o CONISUL – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul, realizou de 24 a 28 de junho a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, na qual além de receber equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias, recebeu também lâmpadas fluorescentes, um diferencial dos anos anteriores.

Este ano a campanha teve como objetivo coletar a maior quantidade possível de rejeitos eletrônicos a fim de direcionar esses materiais às empresas especializadas de reciclagem, buscando assim minimizar os impactos ambientais. Para tanto, foram organizados pontos de recebimento em todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, no IFMS campus Naviraí, além da sede da GEMA.

Lixo Eletrônico é caracterizado como um tipo de rejeito que não deve ser descartado com o lixo comum, pois muitos desses materiais funcionando ou não, possuem componentes químicos (como mercúrio, chumbo, berílio, entre outros), que poluem e contaminam o solo e a água.

O Gerente de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes salientou que a campanha sensibilizou a população, pois muitos munícipes procuraram os pontos de coleta para descartar seu lixo eletrônico, estimando-se uma média de mais de 5 toneladas recolhidas. Reforça que todo esse material terá o descarte adequado, tirando de circulação produtos que podem ser altamente prejudiciais ao meio ambiente e a qualidade de vida. O Gerente agradeceu a todos os parceiros que colaboraram para a realização da campanha.