Bibliotecária de Naviraí participou de Evento de Leitura, Literatura e Bibliotecas em Campo Grande

15 de agosto de 2018
    - Cultura

A bibliotecária responsável pela Biblioteca Dom Aquino Assunta Maria Bortolon Ramos participou em Campo Grande de 09 a 11 de agosto do 19º Encontro do Programa Nacional de Incentivo a Leitura, PROLER de Campo Grande, 17º Encontro do Sistema de Bibliotecas, 2º Encontro Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

O evento realizado foi com o objetivo central de contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura. Com isso o evento discutiu a partir do tema “Perspectivas das políticas Públicas para Literatura, Leitura e Bibliotecas em Mato Grosso do Sul – Literatura e Diversidade Cultural”. O projeto foi desenvolvido com palestras, mesas redondas e sarau literomusical.

Bibliotecários que participaram do evento em Campo Grande

Segunda a bibliotecária Assunta Maria, a participação no evento que englobou vários assuntos relacionados a biblioteca foi de grande importância para o enriquecimento principalmente do Programa Conecta Biblioteca, que é desenvolvido no município e que tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para o uso de equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Assunta destaca a importância de incentivar a população para o gosto com a leitura, fazer com que as crianças, adultos enfim todos possam estar frequentando a biblioteca.

A bibliotecária destaca que foram várias as palestras e oficinas importantes entre elas, Renata Costa que falou sobre o PNLL e Coalizão um trabalho que está sendo feito para a implementação do PMLLL (Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura) e de Ilca Bandeira da ONG recode, que falou sobre conecta biblioteca e movimento recode. Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pela metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Para a bibliotecária naviraiense o mundo vem passando por transformações e é preciso que todos possam se atualizarem e busquem informações e nada melhor do que os livros e tecnologia.

Caroline Touro, Superintendente de Cultura do município entende que um povo se transforma através da educação, e a leitura é a grande ferramenta do saber. É neste contexto que a atual administração vem fomentando a cultura em diversos pontos, na busca de novas ideias e conhecimentos.