Barreira sanitária no município de Naviraí começa a funcionar no Posto Fiscal na BR-487

2 de abril de 2020
    - Administração
    - Saúde
    - Vigilância Sanitária

A partir desta sexta-feira, dia 03 de abril de 2020, começa a funcionar junto ao Posto Fiscal Foz do Rio Amambai, em Naviraí, na rodovia BR-487, que demanda da BR-163 até o Porto Camargo, no rio Paraná. Essa ação como medida de prevenção ao Covid-19 foi criada pelo Governo do Estado em parceria com os municípios e lá vão estar dois bombeiros, quatro policiais militares, dois agentes do Iagro e a Defesa Civil Municipal de Naviraí será representada nesse grupo de trabalho. As barreiras com a mesma finalidade em Bataguassu, Três Lagoas e Mundo Novo, iniciaram suas atividades nesta quarta-feira, dia 1º de abril. Outra ação contra o coronavírus começou também no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O funcionamento dessas barreiras sanitárias tem por finalidade maior a medição da temperatura de todas as pessoas que entram ou saem de Mato Grosso do Sul. Além dessas, outras barreiras serão implantadas gradativamente em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal. Nas conversações com quem entra ou sai, será confeccionado um cadastro e, dependendo da conversa, aqueles que tiverem uma resposta positiva para algumas das perguntas, farão esse cadastro e passarão a serem monitorados diariamente.

Conforme o Decreto Estadual nº 15.399, ao todo serão implantadas 13 barreiras sanitárias, sendo que 12 delas usarão como base os postos de arrecadação do ICMS da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e uma volante localizada no município de Costa Rica. Toda a estrutura será por conta dos municípios parceiros nessa operação, que contará com 78 policiais militares e bombeiros que foram mobilizados para esta ação.

Segundo o presidente da Comissão de Controle Sanitário (CCS-MS), coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, tanto os policiais militares quanto os bombeiros militares seguirão os protocolos de segurança já estabelecido e utilizarão os equipamentos de segurança individual.

QUESTIONÁRIO

Todos os motoristas e acompanhantes serão submetidos a um questionário de verificação e caso a resposta seja positiva, medidas de verificação como aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça, vômitos, serão realizadas.

Os sintomáticos, que apresentem doenças respiratórias, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procurar uma unidade hospitalar municipal, enquanto os assintomáticos, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, deverão se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por sete dias.

Essa medida foi decidida pelo governador Reinaldo Azambuja após ouvir as recomendações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde. “Não é uma barreira, porque não é um fechamento, como o Governo Federal determinou nas fronteiras internacionais. Nós estamos mantendo o controle sanitário nas 13 entradas do Estado, por profissionais da saúde, por policiais treinados, por equipes da nossa vigilância sanitária epidemiológica que, através do Iagro, vão controlar, dialogar com as pessoas que adentram ao Estado e verificar se tem algum sintoma até para os encaminhamentos”.

Em Naviraí o prefeito Dr. Izauri esteve reunido com o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros Major Kleber Arantes onde colocou a disposição a Defesa Civil e Gerência de Saúde com estrutura funcional como alimentação, água, dormitório, móveis e kits de proteção, para que todas as ações de prevenção contra o coronavírus seja desenvolvidas com sucesso.