Ações pontuais da Prefeitura de Naviraí garante o controle da Dengue mas ação da população é importante

Ações pontuais da Prefeitura de Naviraí garante o controle da Dengue mas ação da população é importante
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    11 de abril de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Vigilância Epidemiológica
    - Vigilância Sanitária
  • Compartilhe!

A Prefeitura de Naviraí conseguiu nos últimos dois anos reduzir a incidência de casos de dengue no município com o desenvolvimento de ações pontuais e a conscientização da população que fez a sua parte limpando seus quintais.

A redução do número de casos positivos de dengue é uma demonstração de que a Administração Municipal está obtendo sucesso no trabalho realizado pela equipe multiprofissional do Setor de Controle de Vetores da Gerência Municipal de Saúde.

Com a conclusão dos trabalhos do LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), realizado na primeira quinzena de janeiro ficou demonstrada a redução dos casos e o controle da situação colocando Naviraí na classificação de “médio risco para epidemia” conforme indicativos do Ministério da Saúde.

O Controle de Vetores do município conta com uma equipe de 20 Agentes de Endemias que desempenham as atividades de LI+T, tratamento e eliminação de criadouros, borrifação, coleta de armadilhas, bloqueio mecânico e com equipamento social e monitoramento do descarte de pneus do eco ponto.

Atualmente o município possui 26.962 imóveis para serem visitados, sendo divididos em 32 micro áreas para serem vistoriadas pelos agentes dentro do ciclo. Até o momento mais de seis visitas domiciliares foram feitas.

A Gerência Municipal de Saúde continua com seu cronograma de trabalho para a eliminação dos focos do mosquito e com ações de conscientização da população para cuidar de suas casas e quintais.

Os postos de saúde estão preparados para atender os casos de suspeita de dengue e os profissionais estão trabalhando para que a situação não saia de controle.

A Prefeitura contratou mais agentes de endemias para suprir as necessidades além de organizar mutirões de limpeza e fiscalização nas áreas endêmicas.