Abertura da 16ª Semana da Educação Ambiental de Naviraí será por live

3 de junho de 2020
    - Meio Ambiente

Está programado para acontecer em Naviraí a 16ª Semana da Educação Ambiental promovida pela Gerência de Meio Ambiente do município em parceria com a Gerência de Educação. Segundo o titular da Gema, Astolfo Mendes, devido a pandemia do Covid-19, a solenidade de abertura irá ser realizada por meio de live nas redes sociais, o que deve acontecer às 09 horas desta sexta-feira (05) e todos poderão acompanhar através das páginas do Facebook da Prefeitura e da própria gerência de Meio Ambiente. O tema será ‘Da Conscientização a Preservação’. Com essa decisão, a abertura não contará com a participação de estudantes e autoridades convidadas, como aconteceu nos anos anteriores.

O gerente do Meio Ambiente explicou que a parceria com a Educação tem por intuito disseminar algumas atividades aos alunos da Rede Municipal de Ensino, através dos mecanismos que a gerência já está utilizando para multiplicar as aulas dos alunos. “Os temas que nós vamos usar agora, é da Preservação, sendo especificamente, a coleta seletiva, a parte de fauna dos parques municipais e nós vamos falar, também, um pouco sobre a dengue, com relação a conscientização sobre a dengue e isso é uma parceria que nós estamos tendo entre gerência de Meio Ambiente e a gerência de Educação do município”, salientou o gerente.

CONQUISTAS DA GESTÃO

Para o titular da Gema (Gerência de Meio Ambiente), alguns desafios que foram colocados na nossa gestão pelo prefeito Dr. Izauri Macedo que sempre cobrou a realização de algumas metas, tanto com relação a ampliação dos parques, a implementação da coleta seletiva de lixo, o trabalho com relação ao combate do mosquito transmissor da dengue, a limpeza nos bairros, foram desafios colocados que sempre conseguimos dar andamento. “Óbvio que neste momento da pandemia e por algumas características, a coleta seletiva ela está suspensa temporariamente, mas num futuro breve ela deve voltar a normalidade, se Deus quiser”, enfatizou Astolfo.

Outra conquista ressaltada pelo gerente de Meio Ambiente, foi a ampliação do Parque Natural de Naviraí, que aconteceu em 2018 e ajudou Naviraí a aumentar a sua arrecadação mensal do ICMS Ecológico. “Atualmente nós temos um dos maiores parques municipais do Brasil, com 16.000 hectares e que hoje gera um rendimento para o município no tocante ao ICMS Ecológico”, ressaltou.

Ao concluir sua fala, Astolfo Mendes disse que “a cada dia que passa mais pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, tendo em vista que os cuidados que estamos tendo hoje vai refletir na sociedade no futuro. Acredito sim, que a população está muito dedicada e engajada em todas as áreas de meio ambiente. Eu particularmente acredito que a população de Naviraí está sim, conscientizada e contribui muito com o município com relação a dedicação ao meio ambiente”, concluiu ele.