A atual administração de Naviraí realiza ações para combater a Covid-19

8 de julho de 2020
    - Administração
    - Saúde

Desde o início da chegada do Covid-19 (novo coronavírus) por determinação do prefeito Dr. Izauri Macedo, a Gerência de Saúde do município vem desenvolvendo ações das mais variadas no Hospital Municipal com a finalidade de se preparar para combater essa terrível doença. A correria desde então, tem sido uma constante e não dá trégua aos dirigentes da saúde pública municipal nem dos profissionais de saúde e administradores do Hospital.

Uma das primeiras providências foi a instalação da Sala Laranja, cuja sala tem por objetivo atender os pacientes em observação com sintomas respiratórios, evitando assim, um possível aumento desse vírus. Outra providência urgente e necessária foi transformar o setor de clínica médica em isolamento social com a capacidade de atender em 23 leitos, sem que os internos dessa área dentro do hospital fiquem em completo isolamento social. Visando atender os protocolos de higienização publicados tanto pelo Ministério da Saúde, como pela Secretaria Estadual, foi instalada pia em todos os setores para atender a demanda no que tange uma melhor higiene de todos.

O gerente de Saúde explicou também que foram realizadas obras de adequações na Sala Vermelha para que ela pudesse receber leitos de UTI, sendo doados pelo estado e JBS que em breve estarão funcionando, a princípio seriam 05 e agora será 10 a disposição da população. Para oferecer 100% de segurança dentro das normas da Anvisa, foi criada uma sala de higienização e descarte de materiais contaminados, bem como, oferecendo uma sala para acompanhamento psicológico para os servidores de forma On Line, durante 24 horas. Uma parceria foi firmada com a Diocese de Naviraí para oferecer abrigo aos servidores que trabalham nas áreas de maior risco e que tenham receio de levar contaminação para suas casas, podendo eles usar o Centro de Formação Diocesano.

Visando evitar aglomerações e não parar totalmente o fornecimento de consultas e exames, a gerência de Saúde mudou os fluxos de atendimento nas unidades básicas de saúde, com pacientes agendados com horário marcado de hora em hora. O Posto de Saúde do Varjão, como é mais conhecido, continua aberto todos os dias, ou seja, de domingo à domingo, visando prestar um atendimento melhor à população, o mesmo acontecendo com a Farmácia Municipal que fica aberta todos os dias.

Outra providência de suma importância adotada pela Saúde, a pedido do prefeito Dr. Izauri Macedo, é o trabalho de desinfecção das ruas e locais de maior movimentação de pessoas, sendo que foi realizada na madrugada de sábado (4) a 12ª etapa desse trabalho, com apoio da Usina Rio Amambai Agroenergia. Até o presente momento, o município investiu quase um milhão de reais na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI´s), bem como adquiriu um conjunto completo composto de respirador e monitor de última tecnologia, que deverá ser entregue em breve.

Visando atender da melhor maneira possível e ao alcance dos servidores municipais, a Saúde do município atendeu em visita domiciliar mais de 300 idosos com mais de 90 anos, levando até eles a vacinação da Influenza, sendo vacinados em casa pelas equipes da atenção básica do município, enquanto que para atender idosos de 80 a 90 anos foi realizada na Praça Central em dois pontos de atendimentos, sendo um deles Drive Thru, vacinando os idosos dentro do carro com segurança, agilidade e sem aglomerações.

Um software foi desenvolvido pelo técnico Adriano Chaves da Gerência de Obras, que vai permitir mapear os idosos e acompanhar a progressão das contaminações de forma virtual, auxiliando a montagem de estratégias de monitoramento e contenção do vírus. Enfim a administração municipal está trabalhando com afinco para evitar a transmissão do vírus e para adequar as estruturas de saúde e proteger os nossos servidores caso ele venha a surgir. Portanto ações de prevenção com medidas impostas através de decretos publicados no sentido de proteger a população de uma forma geral.