Naviraí realiza a IX Conferência Municipal da Criança e Adolescente

14 de novembro de 2018
    - Assistência Social
    - Políticas Públicas de Juventude

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Naviraí através da Gerência de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (13), a 9ª Conferência Municipal, que teve como tema: “Proteção Integral: diversidade e enfrentamento das violências”.

O evento contou com a presença de varias autoridades entre elas o prefeito Dr. Izauri Macedo a primeira Dama e Coordenadora de Politicas Públicas do Município Mariony Farias Macedo, promotor de Justiça da Infância e Juventude Dr. Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior, Gerente de Assistência Social de Naviraí Marizélia Mazzini Medeiros, Jancleber Camacho Cavalcante presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e do palestrante Dr. Izonildo Gonçalves de Assunção Junior, titular da 13ª Promotoria de Justiça, especializada no combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar desde 2010 de Dourados.

A Secretária Executiva, do Conselho de Naviraí, Venina Jesus de Oliveira fez a leitura do regimento interno da referida conferência, que logo após foi colocado em votação pelos conselheiros e membros, onde foi aprovado por todos.

A 9ª Conferência serviu para discussão e apresentação de propostas, eleição dos delegados, cujas propostas serão encaminhadas para apreciação durante a realização da conferência estadual e posteriormente a Nacional.

As autoridades que fizeram parte da mesa enfatizaram a responsabilidade em elaborar e seguir politicas que possam enfrentar a todas as diversidades e violências que as crianças e adolescentes sofrem na atual conjuntura.

O prefeito Dr. Izauri destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho e pela Gerência de Assistência Social do município através de programas direcionados ao combate e apoio as crianças, até porque foi tema de sua campanha o fortalecimento de programas que possam fortalecer os vínculos neste aspecto.

Um dos avanços mais significativos no texto Constitucional de 1988 refere-se à obrigatoriedade do controle social e da participação da população nos destinos das politicas públicas, condição estratégica de direito em nosso país, por essa razão os espaços das conferências municipais, é a máxima tradução deste princípio Constitucional.