Prefeitura de Naviraí realizou Audiência Pública para prestação de contas

Gerência de Finanças e Planejamento Imprimir
Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2018 - 14h15

O Gerente Municipal de Finanças Clodomiro Nicácio e o responsável pela contabilidade Renato Napolitano estiveram nesta quinta-feira (08), No Plenário da Câmara Municipal de Naviraí fazendo uma Audiência Pública para explanação de prestação das contas do município em cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, exercício 2017.

O evento contou com as presenças de populares, de assessores, gerentes da administração, assim como o responsável pela controladoria Heatclif Horing e dos vereadores Fia da Paiol, Rosangela Sofa e Lourdes Elerbrock.

A Gerência Municipal de Finanças destacou a situação econômica dos cofres públicos do município. “Conseguimos pagar os salários do mês de dezembro e o 13º integral de todos os servidores públicos. Este fator favorável se deve em muito aos planos de contenção de despesas e ações que geram economia ao município, gastando-se o necessário para que o município permaneça em 2018 com este desempenho financeiro”, enfatizou.

Renato Napolitano, que fez um relato dos gastos e receitas, destacou que o Relatório da Gestão Fiscal – tem por objetivo o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF, tais como Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. A LRF exige que ao final do exercício, sejam aplicados demonstrativos fiscais que evidenciem as disponibilidades de caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

O Relatório Resumido de Execução Orçamentária – é um balanço orçamentário mais detalhado publicado bimestralmente, que contempla a movimentação orçamentária de todos os Poderes e entidades de um mesmo nível de governo e que todo esse material está a disposição no Portal de Transparência do município para todos que queiram dele tomar conhecimento.

Os técnicos destacaram que a participação da comunidade em prestigiar as audiências públicas é de suma importância, pois é um momento de cada cidadão tomar conhecimento onde estão sendo aplicados os recursos em favor de todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa