Coordenação de combate da dengue reúne municípios da Micro Região

Gerência de Saúde Imprimir
Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2017 - 16h46

O Coordenador da Equipe de Vetores da Prefeitura de Naviraí, José Pereira, disse que com o calor intenso abundante e chuvas em excesso são todos os ingredientes que permitem a proliferação dos mosquitos e a administração, através do setor, tem que redobrar a atenção para os problemas de uma epidemia e em Naviraí não é diferente, a participação da comunidade é de extrema importância, porque são ações que necessitam dela como um todo, pois é sabido que só o poder público não combate o aedes aegypti, que é um problema nacional.

JOSÉ Pereira enfatizou que em 2017, felizmente, não se teve nenhum caso de dengue positiva, todavia, no caso de chikungunya, 06 notificações com 03 positivas e essas pessoas que foram acometidas pelo vírus, elas não saíram da cidade. Isso é um indicativo de que o vetor está contaminado e está em nossas casas e por isso a solicitação à população que se enquadre nessa luta no combate à dengue, é um desafio.

A administração municipal está colocando todos os seus esforços nesse combate, mas isso não é suficiente e o apelo à sociedade, aos presidentes de bairros, às Igrejas, Conselho Municipal de Saúde, Entidades como o Rotary Lions e outras, para que se engajem nessa luta, que se preocupem com esse problema, porque a chikungunya é uma doença que deixa o paciente acamado, com muitas dores, debilitando-a.

O controle de vetores, tanto nos casos de aedes aegypti e chikungunya nos locais suspeitos as ações estão sendo realizadas pela Administração e a comunidade deve fazer a sua parte, faz-se necessário que ela fique sensibilizada e colabore com a eliminação dos focos, não deixando água parada em pratos de plantas, pneus, tampas de caixa d´agua abertas, eliminando quaisquer objetos no quintal que possa acumular água.

Com a preocupação levantada pela equipe de vetores de Naviraí à Secretaria de Estado de Saúde, esta estará encaminhando a Naviraí uma equipe da coordenação estadual daquela Pasta para uma reunião nesta quinta feira (30), na ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí às 13h30.

Além da participação de Naviraí os municípios da micro região, Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi, Japorã e outros, para verificar a situação e dar encaminhamentos daquilo que lhes é de competência e orientação na questão técnica e outras necessárias.

Fonte: Assessoria de Imprensa