CREAS desenvolve Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Gerência de Assistência Social Imprimir
Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2017 - 15h02

A Prefeitura Municipal de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, divulga agenda com as importantes atividades que visam sensibilizar e mobilizar a população para c m referência a Campanha Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes.

Segundo as Psicólogas do CREAS em Naviraí Marizelia Mazin e Mayara Calazans durante todo o decorrer da campanha, serão divulgados à população os meios disponíveis para denúncias através do telefone: 0800.647.1323 ou Disque 100, o serviço de atendimento telefônico é gratuito, sigiloso e funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DAM de Naviraí (Rua Irineu Bonicontro, 74 – Jardim Progresso ou pelo telefone:3461-5182, e o Conselho Tutelar (Rua Enoque de Aquino, 356) ou pelo telefone: 3924-4170. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.

O cronograma do desenvolvimento da campanha obedecerá ao seguinte cronograma:

05 de outubro de 2017 – Manhã
Local:
SCFV – Crianças e Adolescentes 06 a 11 anos – 1ª Turma
SCFV – Crianças e Adolescentes 12 a 15 anos – 2ª Turma

06 de outubro de 2017 – Tarde
Local:
SCFV – Crianças e adolescentes 06 a 11 anos – 1ª Turma
SCFV – Crianças e Adolescentes 12 a 15 anos – 2ª Turma

17 e 18 de outubro de 2017
Local: Escola Municipal Prof. Milton Dias Porto
Manhã – 08 salas
Tarde – 10 salas

19 e 20 de outubro de 2017
Local: Escola Municipal Prof. José Carlos da Silva
Manhã – 08 salas
Tarde – 07 salas

Serão disponibilizados materiais educativos e de sensibilização às famílias assistidas pelo Programa Vale Renda, Famílias do Bolsa Família que participam do PAIF e PAEFI.

O principal objetivo da campanha é informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes. Fazer com que as pessoas se sintam responsáveis.

O CREAS conta com profissionais de psicologia, assistência social e pedagogia, oferecendo um serviço especializado e continuado à família em situação de ameaça ou violação de direitos. Buscando construir um espaço de acolhimento para essas pessoas, além de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e reconstrução das relações familiares. Em Naviraí, o CREAS localiza-se na Avenida Caarapó, 19, Centro, próximo à Caixa Econômica Federal.

A Gerente Municipal de Assistência Social Telma Minari ressaltou a importância da campanha e elogiou a população do município, a quem considera “muito consciente”. “Nós temos que preservar nossas crianças e nossos jovens, mantê-los distante daquilo que lhe faz mal porque eles são o futuro”, declarou.

O prefeito disse que: "É crucial o envolvimento do poder público juntamente com a sociedade para a prevenção de casos de abuso. A ação mostra claramente que devemos estar atentos todos os dias, e que, devemos criar mecanismos para o aperfeiçoamento dessa rede de proteção dos direitos infanto-juvenis”. Ressalva o chefe do executivo naviraiense.