Meio Ambiente realizou Audiência Pública para ampliação do Parque Municipal de Naviraí

Gerência de Meio Ambiente Imprimir
Sexta-Feira, 30 de Junho de 2017 - 13h52

Realizada na noite desta quinta-feira (29), através da Gerência Municipal de Meio Ambiente às 19 horas na Câmara de Vereadores de Naviraí uma Audiência Pública para ampliação do Parque Natural Municipal de Naviraí.

Na abertura da audiência fizeram parte da mesa de autoridades o prefeito, o promotor de justiça da Comarca de Naviraí Dr. Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior, Júlio Jacinto um dos proprietários da Fazenda Três Irmãos, onde está localizado o Parque, Reginaldo de Oliveira guarda parque do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, vereador Claudio Cezar (Fi da Paiol), que representou o Poder Legislativo Naviraiense, o presidente do CONDEMA, Maxander Nelson Sturm e o Gerente de Meio ambiente Astolfo Carlos Mendes.

A referida Unidade de Conservação foi criada através do Decreto N. 051/2009 e hoje possui uma área de 9.512 hectares. Localizada em uma região estratégica no contexto biogeográfico, o parque representa um dos mais importantes remanescentes das várzeas do Rio Paraná, e, portanto que sustenta a biodiversidade deste ecossistema, mantendo as características originais de seus ambientes.

Na audiência foi discutida a ampliação da área com mais 6.728 hectares, que somando a existente, o Parque Natural Municipal de Naviraí terá 16.240 hectares. Com isso, segundo o gerente de meio ambiente Astolfo, haverá um aumento na receita por meio do ICMS Ecológico.

O Prefeito ao fazer uso da palavra comentou sobre a importância do parque, pois ali, além da preservação do meio ambiente, servirá para estudos científicos, o desenvolvimento do turismo ecológico entre outras atividades, que com certeza atrairá visitantes oriundos de outras regiões do país.

Após a fala das autoridades a servidora Kátia Vivian Chrestani Borges, Gerente de Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental ao lado engenheiro agrônomo Alberto Mouri Delentani fizeram uma apresentação sobre o referido Parque.

Astolfo ao encerrar a audiência disse que todos os procedimentos serão tomados para que a ampliação seja formalizada dentro do menor tempo possível, inclusive com a elaboração do Plano de Manejo.