Prefeitura de Naviraí comemora o Dia Mundial da Água

Gerência de Meio Ambiente Imprimir
Segunda-Feira, 28 de Março de 2016 - 15h23

A Prefeitura de Naviraí por meio da Gerência Municipal de Meio Ambiente realizou no dia 22 de março, aula de Campo em comemoração ao Dia Mundial da Água. A atividade foi realizada com mais de 40 alunos do Instituto Federal, além de técnicos do Frigorífico JBS, a Polícia Militar Ambiental, bem como os Técnicos da Gerência Municipal de Meio Ambiente.

A aula de campo ocorreu em um afluente do Córrego Tejuí, dentro da área da antiga Fazenda Alto da Mata, e teve como objetivo tirar os alunos das aulas teóricas e levá-los a prática no campo, para entender a importância das propriedades rurais no manejo das águas,bem como as estruturas existentes “in loco” como as áreas de preservação permanente,as várias nascentes, mostrando assim necessidade de preservarmos e mantermos o equilíbrio visando maior qualidade de vida. Demonstrando como as ações irregulares podem afetar o nosso cotidiano e o meio em que vivemos.

Foi demonstrado também como uma simples ação de manejo com conscientização, pode mudar uma perspectiva de um local, proporcionando um ambiente equilibrado.

A Gerente de Meio Ambiente, Débora Cristina Imbriani Martins, que acompanhou toda a atividade, destacou a importância do recurso hídrico, tanto para os processos industriais, quanto o dia-a-dia, bem como a vulnerabilidade desse recurso quando não manejado adequadamente. "Somos privilegiados por morarmos em uma região tão rica em recursos hídricos e que pequenas ações podem salvar várias áreas que hoje encontram-se antropizadas”, destacou a gerente.

A gerente agradeceu a parceria da Polícia MilitarAmbiental, na pessoa do Sub-tenente Ismael Carlos Frais Junior, ao Gerente Municipal de Educação , Cezar Martins Fonseca que disponibilizou o transporte aos alunos e ao proprietário Dr. José Mario Fernandes que permitiu a realização da aula de campo em sua área bem como aos responsáveis, alunos e professores do Instituto Federal e visitantes que acompanharam a aula de campo e que puderam ver o trabalho de recuperação que vem sendo realizado.