Gerência de Assistência Social de Naviraí apresenta “Relatório dos 100 dias”

Gerência de Assistência Social de Naviraí apresenta “Relatório dos 100 dias”
  • Redação:
    Roney Minella
  • Publicação:
    4 de maio de 2021
  • Orgãos Municipais:
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Documento apontando todas as atividades desenvolvidas foi entregue à prefeita Rhaiza Matos

 

A gerente Lucinéia Garcia Fransciscatti (Assistência Social) entregou, à prefeita Rhaiza Matos um relatório completo e minucioso apontando todas as atividades realizadas por sua pasta durante os primeiros 100 dias do atual mandato.

 

O relatório faz referência às ações dos órgãos ligados à Assistência Social, como as gerências dos núcleos Financeiro e Administrativo, de Proteção Social Básica, de Proteção Social Especial, da Gestão do SUAS – Vigilância e Monitoramento, Coordenadora de Políticas Públicas Para Mulher, Secretaria Executiva dos Conselhos e atendimentos da equipe da Casa do Trabalhador.

 

Ao entregar o relatório, Néia Franciscatti agradeceu a confiança recebida da prefeita Rhaiza Matos para comandar uma das secretarias de fundamental importância para a sociedade. Juntamente com a psicóloga Leila Matos (Coordenadora de Políticas Públicas para Mulher), ela reiterou o seu compromisso de atuar na execução das principais políticas públicas de inclusão social.

 

A prefeita Rhaiza Matos considerou positivo o resultado das ações desenvolvidas até aquele momento pela Assistência Social do Município e reafirmou que o seu governo tem compromisso social com as famílias que mais necessitam de apoio do poder público municipal. “Vamos atuar forte na promoção do bem estar social, por isso, as ações propostas terão todo nosso respaldo”, garantiu Rhaiza.

 

RELATÓRIO 100 DIAS DE AÇÕES DA GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

  1. GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DE NAVIRAÍ.

 

A Gerência de Assistência Social de Naviraí cauciona o desenvolvimento e a implementação da política de assistência social nesta municipalidade, priorizando cidadãos, grupos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Assim, são executadas ações de proteção social básica para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de potencialidades das famílias com ênfase nas ações de geração de trabalho e renda. Para as famílias e indivíduos em situação de risco são desenvolvidas ações de proteção social especial, com vistas à reestruturação familiar, elaboração de novas referencia afetiva e reintegração social.

 

  • Visitas a Unidades de Serviços e Reuniões (CRAS I, CRAS II, CREAS, CRAM, CONSELHO TUTELAR), adequamos a demanda do  RH de cada equipamento, com contratação de novos estagiários.
  • Programa da Criança Feliz adequamos uma Coordenadora ao programa.
  • Atendimentos diversos à população em geral.
  • Busca de parcerias  entre empresas privadas. (Usina Naviraí, CVale Supermercados e Grãos, Supermercado Santos, CRO &CRA Supermercados, Mineração Santa Maria, Goodman Lubrificantes, Nelson Antonini, José Silvestrin, Auto Posto Stefanello Junior, Isadora Garcia).
  • Apoio nas ações da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres de Naviraí.
  • Atendimento da Recepção da Gerência de Assistência – Solicitação de Certidões de Nascimento no total trimestre = 72
  • Participação do Encontro Regional do Coegemas Centro Oeste, ficando assim representante da Região Conesul.
  • Solicitação junto ao Núcleo Finanças a aquisição e empenho de 850 Kits Alimentar, 3.000 cestas básicas, prevendo os atendimentos futuros aos nossos usuários do Beneficio Eventual.
  • No dia 15 de Janeiro de 2021, em atendimento a Sália do Castelão, foi solicitado por ela que fosse colocado no cinturão verde, uma cobertura para atender as crianças que utilizam o ponto escolar para que sejam protegidos de chuva e sol, a mesma foi encaminhada por CI a Gerência de Serviços Urbanos.
  • No dia 15 de Janeiro de 2021, recebemos Sérgio da ANPED e sua equipe, onde fizeram  solicitação para referida entidade, e logo após foram encaminhadas por esta Gerência ao Poder Executivo.
  • No dia 15 de Janeiro de 2021, Reunião Virtual com Coordenadora Tatiana do Curso de Ciências Sociais, alinhamento de Contratação de Estagiários de Ciências Sociais, e repasse do Projeto de Cartografias Indígenas.
  • No dia 19 de Janeiro de 2021, Participei da primeira reunião 2021 da BPW, onde foram discutidas algumas ações de incentivo, que poderão beneficiar os artesãos do nosso município.
  • No dia 20 de Janeiro de 2021, Participei da Seletiva de Contratação através do CIAT e Gerência de Desenvolvimento Econômico, onde foram captadas algumas vagas de trabalho para a empresa Navitêxtil.
  • No dia 27 de Janeiro de 2021, a senhora Lucinéia Garcia, Gerente de Assistência Social e a senhora Leila Matos, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres estiveram reunidas com os representantes do Albergue Diuturno Alvorecer do Labor, a senhora Juliana Flores e o senhor Nilton Cesar Tavares Flores, e do Abrigo São José, o senhor Dalmo Freitas Barbosa. Durante a reunião foram dialogadas medidas importantes para essas entidades que prestam um serviço de grande relevância para Naviraí, a mesma solicitação foi encaminhada ao Poder Executivo.
  • Data de 01 de fevereiro de 2021, realizamos visita a área Indígena aonde reside 05 (Cinco) famílias e devido a pandemia estavam sem trabalho (diárias), levamos até eles 05 (Cinco) Cestas Básicas para atender aquelas famílias.
  • No dia 08 de fevereiro de 2021, Estive com Professor Nicolas do IFMS, onde o mesmo está desenvolvendo um programa para Controle do Beneficio Eventual.
  • No dia 09 de fevereiro de 2021. Estivemos recepcionando o Deputado Estadual Neno Razuk, na oportunidade foi solicitado uma emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), para aquisição de cestas básicas e cobertores .
  • Visita ao Acampamento Kaue Indígenas em 26 de fevereiro de 2021, onde foram levadas algumas bolas por eles solicitados, e também trouxe o pedido junto a Gerência de Serviços Urbanos, que se fossem atendidos semanalmente com caminhão 5 mil de água potável, e também o conserto da caixa d’água.
  • A Energisa (concessionária de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul) e a Gerência Municipal de Assistência (GEAS) realizaram no dia 05 de março de 2021,  o sorteio de para troca 10 (dez) geladeiras, e troca de até 8 (oito) lâmpadas de led para cada usuários, que se inscreveram no Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica e tiveram seus cadastros aprovados.
  • A Prefeitura Municipal de Naviraí através da Gerência de Assistência social forneceu nos dias 22,23 e 24 de março 450 marmitas, sendo esta ação possível graças a doações recebidas. Os públicos priorizados foram idosos, acamados, crianças, moradores e pessoas em situação de rua, dentre outras em vulnerabilidade social que compõe o Sistema Único de Assistência Social.
  • Solicitamos a empresa Cacau Show, 120 ovos de páscoa, mais 30 ovos a Comercial Pelicano que foram doados no total 150 Ovos ao Programa Criança Feliz.
  • Solicitamos a Seleta a doação de 120 Ovos de Pascoa, que foram entregues ao Programa Aquarela.
  • Solicitamos a aquisição de 400 (Quatrocentos) saches de Leite (400g) para atender as famílias, em situação de vulnerabilidade. (Aguardando Recebimento).

 

  • Campanha Vacina Contra Fome

Indicação do vereador André Ricardo Biscaro (Ricck) e executado pela Gerência de Assistência Social, com apoio da Imprensa em Geral, do Poder Executivo e Legislativo: “Se possível doe 1 Kg de Alimento não Perecível”.

Foram Arrecadados em 5 (Cinco) Dias de Vacinação até o presente Momento,

303 (Trezentos e Três ) Quilos de Alimentos, e alguns produtos de limpeza, com estas doações foram montados 25 kits alimentares.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Numa iniciativa da Gerência Municipal de Assistência Social, realizou através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher CRAM e da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres uma extensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

  • Ação Realizada pela Gerente de Assistência Social juntamente com Coordenadora de Políticas públicas para Mulheres no Dia Internacional da Mulher com todas as servidoras da Assistência Social junto CRAS I, CRAS II, CREAS, CRAM, CIAT, CONSELHO TUTELAR, PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, AQUARELA, CADASTRO ÚNICO, CENTRO DOS IDOSOS, devido a pandemia foi realizado separadamente em cada equipamento.

 

  • Visita a SEDASHT em 16 de março de 2021. Solicitando que o Estado nos enviassem  cestas básicas emergenciais no período da pandemia COVID 19.

 

Participação do Encontro Regional do Coegemas Centro Oeste.

Sorteios para troca 10  geladeiras e troca de até 8 lâmpadas de led para cada usuário dos CRAS I e CRAS II.

 

A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres e a Gerente de Assistência Social estiveram reunidas com os representantes do “Albergue Diuturno Alvorecer do Labor” Juliana Flores e Nilton Cesar Tavares Flores, e do “Abrigo São José” Dalmo Freitas Barbosa, encaminhando as reivindicações das duas entidades.

 

Recepcionando o deputado estadual Neno Razuk. Na oportunidade foi solicitado uma emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 para a aquisição de cestas básicas e cobertores.

Gerência de Assistência Social forneceu nos dias 22, 23 e 24 de março 450 marmitas, sendo esta ação possível graças às doações recebidas. Os públicos priorizados foram idosos, acamados, crianças, moradores e pessoas em situação de rua, dentre outras em vulnerabilidade social que compõem o Sistema Único de Assistência Social.

Visita à SEDASHT em 16 de março, solicitando que o Estado  envie cestas básicas emergenciais no período de pandemia da COVID-19.

Cacau Show fez a doação de 120 ovos de Páscoa à Gerência Social para a distribuição às crianças.

 

Solicitamos à Seleta a doação de 120 Ovos de PÁscoa, que foram entregues ao Programa Aquarela.

Ação realizada pela Gerente de Assistência Social juntamente com a Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres no Dia Internacional da Mulher com todas as servidoras da Assistência Social: CRAS I, CRAS II, CREAS, CRAM, CIAT, Conselho Tutelar, Programa Criança Feliz, Aquarela, Cadastro Único, Centro dos Idosos. Devido à pandemia foi realizado separadamente em cada equipamento.

Visita para levantamento social junto às famílias no Acampamento Kauê Indígena, e também visita em área indígena onde residem 05  famílias, à margem do Corrégo do Touro.

 

 

25 Kits de Alimentos, doados para famílias em vulnerabilidade social com 1 ou 2 pessoas residentes na casa.

 

 MAIS METAS 

Técnicos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) já estão trabalhando com o banco de dados que vai apontar as famílias beneficiárias do Programa Mais Social. A análise dos dados e o cruzamento de informações são necessários para evitar possíveis fraudes ao programa ou ainda a concessão de um benefício de forma indevida.

A partir dos dados disponibilizados pelo Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, é possível o cruzamento de informações que indicarão qual família tem o perfil dentro das normas do programa. A utilização do CadÚnico por técnicos da Sedhast consta na Lei do Mais Social, publicada na última terça-feira (6) no Diário Oficial do Estado (DOE/MS).

 

 “Estamos totalmente empenhados para que toda essa parte de regulamentação e cruzamento de dados esteja pronta o mais rápido possível. Temos que ter a atenção necessária e o zelo com os recursos públicos, mas sempre lembrando da urgência que muitas famílias precisam receber esse benefício. Tenho certeza que os técnicos da Sedhast estão realizando um trabalho de excelência para que o Mais Social flua de uma maneira rápida e correta”, esclarece a titular da pasta, Elisa Cleia Nobre.

 

Nobre aponta ainda que o cartão que será emitido para o beneficiário é intransferível. “O cartão do programa deve ser muito bem zelado pelo portador para evitar transtornos. Será um cartão de alimentação a ser emitido pelo Banco do Brasil e somente poderá ser utilizado na compra de alimentos”.

 

A estimativa é que mais de R$ 182 milhões por ano sejam investidos pelo Governo do Estado no Mais Social. O Programa Mais Social, de caráter permanente, tem como objetivo atingir até 100 mil famílias em vulnerabilidade social em Mato Grosso do Sul.

Recebimento de 30 cestas básicas doadas pela diretoria da empresa Usina Rio Amambai Agroenergia, sendo 30 cestas mensais por um período de 12 meses (Foto 1).

Recebimento de 30 cestas básicas doadas pela diretoria da empresa Usina Rio Amambai Agroenergia, sendo 30 cestas mensais por um período de 12 meses (Foto 2).

 

  1. AÇÕES DO NÚCLEO FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO.

                      

 

CELEBRAÇÃO DE TERMOS  DE COLABORAÇÃO, TERMOS DE FOMENTO, ADITIVOS E CONTRATOS.

  • Celebrações de  Termos Aditivos aos Termos de Colaboração e Fomento  com a rede socioassistencial:  Anpede,   Apae,  Lar da Criança Amor e Fraternidade, Albergue Diuturno Alvorecer do Labor, Abrigo São José,  Casa Lar Santo Antonio, Guarda Mirim e Ara, bem como orientação para os presidentes das entidades  na confecção dos referidos Termo  Aditivos.
  • Celebração de Termo aditivo ao contrato de aluguel nº 028/19 para as instalações da Casa do Trabalhador
  • Celebração de Termo aditivo ao contrato de aluguel nº 083/19 para as instalações do CRAS I e Programa Bolsa Família:
  • Celebração de 1º Termo aditivo do contrato de Trabalho da assistente social que atua no CRAM Cristina Candida da Silva para mais um ano.
  • Celebração de  Contrato de Trabalho nº 01/21 para a Assistente social Jaqueline Guaita que atuará no CREAS para um ano.
  • Solicitação de Termo aditivo para o contrato  de locação de imóvel nº 083/19 de propriedade do Sr. Toshio  Kondo onde está instalado o Conselho Tutelar.

 

2.2 – DOCUMENTOS ESTADUAIS E FEDERAIS REALIZADOS NOS SISTEMAS  REDE SUAS ESTADUAL E FEDERAL

 

  • Realização do Plano de Ação 2021 do FEAS – Fundo Estadual de Assistência Social:
  • Realização da Agenda Integrada 2021do Programa CADÙNICO e Bolsa Família:
  • Realização do Plano de Ação 2021 do IGDSUAS:
  • Realização do Demonstrativo –  Fisico –  Financeiro do FEAS exercício 2020.
  • Realização do Relatório de Gestão do Sistema Rede Suas do Estado do exercício de 2020.
  • Reprogramação dos saldos existentes no Fundo Municipal de assistência social, em consonância com a  Lei nº 4.320 de 1964, Art. 73. Salvo determinação em contrário da lei que o instituiu, o saldo positivo do fundo especial apurado em balanço será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo fundo:
  • Reprogramação dos Saldos existentes nas contas dos recursos enviados através da Portaria 369 de 29 de abril de 2020.
  • Reprogramação dos saldos  dos recursos enviados de acordo com a Portaria 378 de 07 de maio de 2020 para a Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.
  • Controle da execução do Fundo Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Investimento Social, Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência.

Atualização do sistema Rede Suas Federal.

  • Atualização do sistema Rede Suas Estadual
  • Viabilização de capacitação para os Conselheiros Tutelares na Escola de Conselhos da Universidade UFMS em campo Grande/MS.
  • Contratação de estagiários para os equipamentos da Gerência de Assistência Social para o Programa Criança Feliz, Cadúnico, Cras Ie  Cras Paraíso.

2.2.1– PEDIDO DE COMPRAS E SERVIÇOS E ENTREGAS

  • Gêneros Alimentícios (Arroz) para montar 850 kits que serão entregues às famílias com recursos reprogramados da Portaria nº 369 de 29 de abril de 2020 conforme ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 008/2021
  • Contratação de empresa especializada para manutenção do motor da piscina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Aquarela conforme Dispensa por Limite nº 8/2021.
  • Solicitação de abertura de processo licitatório para a aquisição de material de limpeza para os núcleos desta gerência com recursos federais .
  • Solicitação de abertura de processo licitatório para aquisição de gêneros alimentícios não perecíveis para atender os Serviço de Fortalecimento de Vínculos Aquarela, Maria do Céu e famílias com recursos dos programas  e da Portaria 369 de 29 de abril de 2020.
  • Em andamento a contratação de serviços funerários  sendo 50 urnas infantis, 80 urnas adultas e 40.000 km de translado. Observação esta ATA estava sob judice e a ganhadora foi a UEMURA & CIA LTDA.
  • Envio de Ordem de Fornecimento para a retirada de materiais permanentes sendo 2 mesas, 29 cadeiras para equipar os programas com recursos federais.
  • Envio de Ordem de Fornecimento para a retirada de materiais permanentes sendo 2 arquivos para atender o Conselho Tutelar com Recursos Próprios.
  • Solicitação de abertura de processo licitatório para a aquisição de 700 mantas para atender as famílias no inverno com recursos próprios do município.
  • Solicitação de abertura de processo licitatório para a aquisição de 3 Tendas e 6 Jogos de mesas  com 4 cadeiras cada.
  • Solicitação de abertura de processo licitatório para a aquisição  de  15 Colchoes  de solteiros e 15 de casal para ser concedidos as pessoas ou famílias que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, com recursos FMIS.
  • Solicitação de abertura de processo licitatório para a aquisição  de carga de 60 gás de cozinha e 5 botijão com carga com recursos federais.
  • Solicitação  em andamento de abertura de processo licitatório para a aquisição de 3.000 cestas básicas que serão distribuídas no decorrer do exercício 2021/2022.
  • 450 cestas entregues para as famílias que foram custeadas com recursos da LC. 173 do Estado de Mato Grosso do Sul.
  • 112 cestas entregues as famílias oriundas do Termo Aditivo do Contrato nº 295/2020 que foram custeadas com recursos próprios.
  • 70 kit alimentar com recursos da portaria 369 de 29 de abril de 2020.
  • 500 cestas entregues para as famílias  referente ao Contrato 080/2021, o qual ainda resta 500 pois  foram contratadas 1.000 cestas.
  • Aquisição de 87 Kits da modalidade Auxilio Natalidade de Benefício Eventual Decreto nº 6307 MDS – Ministério do Desenvolvimento Social  para serem entregues ás gestantes com recursos do FEAS – Fundo Estadual de Assistência Social conforme Processo nº 166/2020 ATA  de Registro de preços nº 48/2020.
  • 34 passagens entregues para o publico que procuram por estes serviços, referente ao processo nº 251/2020 ATA de Registro de preços nº 068/2020.
  • 32  passagens referente ao contrato nº 27/2020
  • 27  passagens referente ao contrato 26/2020.
  • Foram disponibilizadas requisições para os serviços funerários abaixo:

           39 Beneficiados com serviços funerários  referente ao Contrato 024/2020.

 

CONTROLE SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social executou as seguintes ações no primeiro trimestre de 2021:

  • Aprovou a Prestação de contas do FMAS – Fundo Municipal de Assistência Social referente aos meses de novembro de 2020, dezembro de 2020, janeiro de 2021 e fevereiro de 2021;
  • Aprovou a Prestação de contas do FMIS- Fundo Municipal de Investimento Social referente aos meses de novembro de 2020, dezembro de 2020, janeiro de 2021, e fevereiro de 2021;
  • Aprovou a Prestação de contas do FMDPD- Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência referente aos meses de novembro de 2020, dezembro de 2020, janeiro de 2021, e fevereiro de 2021;
  • Aprovou o Parecer da Prestação de contas analítica do FMAS – Fundo Municipal de Assistência Social referente ao exercício de 2020;
  • Aprovou o Parecer da Prestação de contas analítica do FMIS- Fundo Municipal de Investimento Social referente ao exercício de 2020;
  • Aprovou o Parecer da Prestação de contas analítica do FMDPD- Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência referente ao exercício de 2020;
  • Aprovou o Plano de Ação do Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS para o exercício de 2021;
  • Aprovou o Demonstrativo Físico Financeiro dos Recursos do Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS exercício de 2020;
  • Aprovou a reprogramação do FNAS- Fundo Nacional de Assistência Social para o exercício de 2021;
  • Aprovou a reprogramação do FEAS- Fundo Estadual de Assistência Social para o exercício de 2021;
  • Aprovou a Partilha do FEAS- Fundo Estadual de Assistência Social para o exercício de 2021;
  • Aprovou a Reprogramação de saldo existente em conta referente à portaria nº. 369/2020;
  • Aprovou a Reprogramação de saldo existente em conta referente à portaria nº. 378/2020;
  • Foram realizadas quatro reuniões de forma online;
  • Reuniões presenciais entre secretária executiva e presidente do CMAS: dez encontros;
  • As Atas e Resoluções estão em dia;
  • A secretária utiliza o celular particular para entrar em contato com os membros, agendar reuniões, dar recados, e enviar documentos de interesse do Conselho;
  • A Comissão de Orçamento e Financiamento do CMAS faz todo mês conferência das prestações de contas antes de passar em reunião para aprovação;
  • Atendimento da secretária executiva aos conselheiros, denuncias da população, contatos setoriais, contatos intersetoriais;
  • Atendimento da secretária executiva aos conselheiros via telefone: 92 atendimentos;
  • Lançamento de Pareceres e Atas no Sistema Estadual.

 

       CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • Aprovou a composição da mesa diretora para o ano de 2021 a 2022;
  • Aprovou a Prestação de Contas do FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente referente aos meses: janeiro de 2020, fevereiro de 2020, novembro de 2020, dezembro de 2020, janeiro de 2021 e fevereiro de 2021;
  • Aprovou a Renovação de Inscrição da “Guarda Mirim”;
  • Aprovou a Renovação de Inscrição do “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes – Aquarela”;
  • Aprovou a Renovação de Inscrição do “Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação à Comunidade (PSC);
  • Aprovou a Renovação de Inscrição do “Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos – PAEFI”;
  • Aprovou a Renovação de Inscrição da “Associação Naviraiense de Esportes Olímpicos – ANEO”;
  • Aprovou a inscrição do “Instituto Pater de Educação e Cultura”;
  • Realizou visita de fiscalização em cinco instituições;
  • Realizou quatro reuniões mensais de forma online;
  • Reuniões presenciais entre secretária executiva e o presidente do CMDCA: doze encontros;
  • A secretária utiliza o celular particular para entrar em contato com os membros, agendar reuniões, dar recados, e enviar documentos de interesse do Conselho;
  • As Atas e Resoluções estão em dia;
  • Atendimento da secretária executiva gerais aos conselheiros;
  • Realizou duas reuniões presenciais com a Comissão de Visita e Fiscalização.
  • Realizou três reuniões presenciais com a Comissão de Elaboração de Plano de Ações do CMDCA;
  • Atendimento da secretária executiva aos conselheiros via telefone: 40 atendimentos;
  • Elaboração de certificado para entidades e organizaçãoes;

 

  • CMDPD – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

  • Aprovou a atualização do Regimento Interno do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência;
  • Aprovou a nova composição da mesa diretora do CMDPD;
  • Foram realizadas três reuniões online;
  • Reuniões presenciais entre secretária executiva e o presidente do CMDPD: três encontros;
  • A secretária utiliza o celular particular para entrar em contato com os membros, agendar reuniões, dar recados, e enviar documentos de interesse do Conselho;
  • As Atas e Resoluções estão em dia;
  • Atendimento da secretária executiva aos conselheiros via telefone: 30 atendimentos;

 

  • CMDM- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
  •  
  • Aprovou a atualização do Regimento Interno;
  • Foi realizada uma reunião online;
  • Reuniões presenciais entre secretária executiva e a presidente do CMDM: três encontros;
  • As Atas e Resoluções estão em dia;
  • Atendimento da secretária executiva aos conselheiros via telefone: 9 atendimentos;

 

  • CMDI- Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

 

  • Reunião presencial entre secretária executiva e a presidente do CMDM: dois encontros.
  • Não houve reunião online no momento, por falta de quórum;
  • Atendimento da secretária executiva aos conselheiros via telefone: 15 atendimentos.

 

  

  1. PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

 

NÚCLEO PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA: 

A Proteção Social Básica é destinada para a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, da privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ ou da fragilização de vínculos afetivos − relacionais e de pertencimento social.

Tem como porta de entrada o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que organiza e coordena a rede prestadora de serviços socioassistenciais  locais do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, tendo uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

 

 CENTRO DE REFÊRENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS    

 

O CRAS – Centro de referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.

É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistencias da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistencias nos territórios, materializando a Política de Assistência Social.

 

CRAS I – Rua Júlio Soares Filho N. 568 – Centro

CRAS II – Rua Antônio Rufino Sobrinho N. 32 – Jardim Paraíso

 

AÇÕES NÚCLEO DE PROTEÇÃO BÁSICA

 

 

Total de Famílias em acompanhamento pelo PAIF  – 153

Novas Famílias inseridas no PAIF – 8

Família em Situação de extrema pobreza – 7

Família Beneficiária do Programa Família – 7

Total de Atendimentos Técnico- 2.414

Família encaminhada para inclusão no Cadastro Único – 106

Família encaminhada para atualização no Cadastro Único –210

Indivíduos encaminhados ao BPC – 38

Família Encaminhada para CREAS – 7

Visitas Domiciliares realizadas – 93

Total de Auxílios – Natalidade – 16

Total de Auxílios Funeral – 15

Outros Benefícios Concedidos Entregues – 349

Criança/Adolescentes de 07 a 14 anos em Serviço de Conv. e Fortalecimentos – 175  

Criança/Adolescentes de 15 a 17 anos em Serviço de Conv. e Fortalecimentos – 93

Criança/Adolescentes de 18 a 59 anos em Serviço de Conv. e Fortalecimentos – 104

Idosos em Serviço de Convivência e Fortalecimentos – 196

Atendimento Coordenador Suely Souza Rocha – 383

Atendimento Recepção (RG, INSS, Repasse Equipe Técnica, Orientações, Atendimentos Telefônicos) – 3.042

 

AÇÕES NÚCLEO DE PROTEÇÃO BÁSICA – BENEFICIO EVENTUAL

Concessão de Alimentação Cesta Básica =  1.132 ( Recurso Próprio)

Concessão de Doação de Cestas Básicas = 64 ( Foram montado com as doações mais 20

Kits Alimentar, num Total de = 84 Kits alimentar).

Cestas Básica Centro dos Idosos ( Doação ) = 43

Cesta Básicas Indígenas = 155

 

Total de Cestas Básicas no Primeiro Trimestre = 1.414 ( Lembrando que no primeiro trimestre  da Gestão Anterior 2017 á 2020 foram doadas apenas 140 Cestas ). Totalizando 1000% a mais.

 

Kit Natalidade = 87

Auxilio Funeral  = 39

Cobertor =  1.000 ( A serem doados ).

Passagem = 93 (Foram doadas apenas 83, as 10 restante estão a disposição do CREAS e GEAS).

Alimentos Recebidos do Programa de Aquisição – Compra Doação Simultânea(PAA, CDS) Conab – Assentamento Juncal no período 22/02/2021 à 23/03/2021:

  • Doces: 250 Unidades de 500g
  • Pão: 300 Unidades de 500g
  • Bolacha: 200 Pacotes de 500g

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

 

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

 

Atendemos no Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos Maria do Céu SCFV, 220 idosos onde realizam várias atividades. ( Devido a Pandemia não está sendo realizado atividades ).

 

Foi realizado dia 18 de Fevereiro de 2021, fomos visitar alguns dos idosos e mostrar pra eles o quanto são amados, levando pra eles bolachinhas com muito amor e carinho, e dizer o quanto estamos esperançoso para tudo isso passar e a gente poder novamente recebe-los de braços abertos.

 

Atendemos 220 idosos no Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos Maria do Céu SCFV. 

Doação cestas básicas a 43 idosos.

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DE 6 a 15 ANOS:

 

Atendemos na Rua: Eliza de Oliveira Amarante, S/N – BNH crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no contra turno escolar, com:

  • Atualmente atendemos 120 crianças e adolescentes; ( mesmo com a pandemia, há vínculos via whatzap com as crianças e adolescentes).
  • São Atividades esportivo-recreativas e Pedagógicas.

Ação Feliz Páscoa foram entregues 120 Ovos de Páscoa nos dias 30 e 31 de Março de 2021. 

 

CADASTRO ÚNICO

 

O CadÚnico é a ferramenta que fornece dados sobre cada membro da família, sobre sua renda, do estado da casa em que a família reside, do acesso a serviços sociais básicos,  e mais uma porção de informações para o Governo Federal. Através desses dados obtidos pelo CadÚnico, o Governo Federal estuda os perfis das famílias cadastradas e dependendo da situação de pobreza das famílias, pode criar ou reformular as leis e regras desses programas sociais para atender melhor a suas necessidades. Programas sociais como o Bolsa Família, utilizam informação retirada diretamente do sistema, cadastrado pelas famílias que desejam participar de algum programa social específico.

 

AÇÕES CADASTRO ÚNICO

  • Atualização do Cadastro = 248
  • Cadastro Novo = 212
  • Inclusão no Cadastro = 191
  • Meu INSS = 70
  • Passe Livre = 207
  • Agendamentos e Atendimentos = 836

 

  1. NÚCLEO DE GESTÃO SUAS.

 

NÚCLEO DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

 

A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à Gestão do SUAS que tem como responsabilidade precípua a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.

 

A Gerência de Assistência Social de Naviraí cauciona o desenvolvimento e a implementação da política de assistência social nesta municipalidade, priorizando cidadãos, grupos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Assim, são executadas ações de proteção social básica para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de potencialidades das famílias com ênfase nas ações de geração de trabalho e renda. Para as famílias e indivíduos em situação de risco são desenvolvidas ações de proteção social especial, com vistas à reestruturação familiar, elaboração de novas referencia afetiva e reintegração social.

 

O presente relatório tem como escopo cumprir uma determinação legal de avaliação das ações prestadas dentro da política de assistência social no município de Naviraí. O documento em questão apresenta informações referentes às atividades desempenhadas pelo servidor João Eduardo de Moraes Ryba, lotado no cargo de gerente de vigilância socioassistencial.

 

A Vigilância Socioassistencial busca a produção, a sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas, conforme dispõe a Resolução CNAS n° 33 de 12 de dezembro de 2012.

 

É imprescindível mencionar que, a gestão da Assistência Social iniciou o ano de 2021 sem os cargos de Gerente de Núcleo de Proteção Básica e Gerente de Núcleo de Proteção Social Especial, situação que perdurou até meados do mês de março, entretanto, o servidor que endossa este relatório, assumiu as funções dos aludidos cargos até a sua lotação.

Abaixo, algumas das atividades realizadas durante estes 3 meses pelo servidor João Eduardo Ryba.

Serviços Prestados

  1. a) O envio de informações solicitadas para o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. O Ministério Público solicita com frequencia o relatório de acompanhamento dos menores e outros feitos da Assistência Social. Contudo, ao assumir esta responsabilidade, foi realizado um levantamento junto a servidora Maria Rosa, técnica judiciária lotada na Promotoria da Infância e Juventude para a averiguação de documentos pendentes. A servidora informou a existência de documentos sem respostas desde o ano de 2020. Situação que imediatamente foi sanada;
  2. b) resposta de ofício para Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul. A Defensoria enviou um documento questionando a respeito da criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da. Política Nacional para a População em Situação de Rua – Para responder o aludido documento foi realizado um estudo, onde solicitou-se dados numéricos para a Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e diálogos com a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast;
  3. c) envio de documentos para o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; que solicitou o envio de relatório de acompanhamento de menores para dar prosseguimento nos Autos;
  4. d) prestação de contas para o Ministério Público da União; o referido organismo público solicitou uma prestação de Contas que estava em atraso desde o ano de 2020, questionando os gastos da gestão com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, a resposta deste documento foi realizada em conjunto com o Núcleo Financeiro e com a Gestão do Trabalho;
  5. e) reuniões com os membros do Conselho Tutelar. Os conselheiros são responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente,

 

Contudo, diante desta missão, obstáculos surgem e precisam ser solucionados o mais rápido possível. As reuniões e chamadas de emergência fora do horário do expediente de serviço para solucionar problemas complexos, ocorreram no tempo em que o servidor infra-assinado esteve a frente da responsabilidade do Conselho Tutelar;

  1. f) orientações as coordenações e equipe técnica, acolhimento social via telefone aos demandantes dos serviços;
  2. g) produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas;
  3. h) relação com as áreas diretamente responsáveis pela oferta de serviços socioassistenciais à população nas Proteções Sociais Básica e Especial.;
  4. i) Participação no Webinário SUAS em Movimento: Ações Prioritárias para Gestão da Assistência Social, o webinário foi realizado pela Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast para capacitar os servidores da Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul;
  5. j) diálogo junto com a gestora da pasta e com a coordenadora de políticas públicas para mulheres sobre ideias para a gestão;
  6. k) estudo sobre a criação do Fundo do Idoso em Naviraí. O Conselho do Direito do Idoso do nosso município não possui um fundo próprio para receber recursos financeiros para desenvolver suas políticas. Assim sendo, o servidor infra-assinado realizou um estudo sobre como criar o fundo e como operacionalizá-lo e possíveis fontes de recursos. Após a coleta de informações foi marcada uma reunião com a senhora Andrielly J. Soncini Yamanishi, Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso de Naviraí para que os primeiros passos sejam dados;
  7. l) atendimento, agendamento e confecção dos documentos necessários para a 2ª via da Carteira de Identidade. Pessoas que não dispõe de recursos financeiros podem solicitar a 2º do RG ao Poder Público.

 

Muitas vezes, as pessoas também solicitam ajuda com a segunda via do Título Eleitoral e do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, no tocante ao Título Eleitoral é necessário realizar um intercambio com o Cartório Eleitoral do município, o obstáculo para a realização deste procedimento é a diferença no horário de trabalho, pois, o cartório funciona a partir das 12h. Entretanto, a chefe do Cartório Eleitoral sempre esteve muito disposta a atender os anseios desta Gerência mesmo fora do seu horário de trabalho, o que facilita o atendimento das necessidades dos usuários do Sistema Único de Assistência Social;

  1. m) respostas as Indicações e Requerimentos vindos do Poder Legislativo;
  2. n) contato com o Primeiro Serviço Notarial e Registro Civil para a realização de averbação em certidão;
  3. o) contato com o 0800 do Programa Bolsa Família para desbloqueio do cartão dos usuários do Sistema Único de Assistência Social. Muitas pessoas ao se cadastrarem no programa, encontram dificuldade para fazer liberação do cartão para receberem o pagamento, assim, este serviço algumas vezes é desempenhado pelo servidor infra-assinado;
  4. p) relatório da Covid-19. É um relatório mensal onde é exigido os gastos da Assistência Social no combate a Covid-19 e também o número de servidores positivados e óbitos;
  5. q) plantão do feriado de Carnaval. Dias antes das festividades foram liberadas requisições de cestas básicas. Contudo, o servidor infra-assinado em diálogo com a servidora Rosângela, tiveram a ideia de sugerir para a gestora um plantão para que os usuários que estavam com requisições de cestas básicas pudessem retirá-las; tendo em vista que o feriado é prolongado e muitas famílias ficariam prejudicadas por ter que esperar o findar do longo feriado para retirar as cestas. A princípio foi sugerido para a gestora um plantão durante todo o feriado, onde o servidor infra-assinado se prontificou de cumpri-lo inteiramente. Contudo, a gestora facilitou a situação sugerindo o plantão em um único dia, onde os Centros de Referência da Assistência Social ficaram responsáveis de contatar as famílias com requisições para retirarem as cestas naquele respectivo período. Todas as cestas foram retiradas. O plantão foi realizado pela servidora Rosângela e pelo servidor que subscreve.

 

Considerações Finais

O relatório de gestão é um instrumento fundamental para a construção de uma política planejada, efetiva e de impacto sobre as situações de vulnerabilidade e riscos sociais identificados. Dessa forma, o processo de construção deste relatório constitui-se enquanto espaço político de interlocução entre a gestão e sociedade civil na definição de metas e prioridades para o atendimento das necessidades que virem a surgir. O servidor que infra-assinado, procura desenvolver ações concretas e mais consistentes para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, os serviços de largo alcance social, objetivando a emancipação e a melhoria da qualidade de vida de famílias e indivíduos, contribuem de forma significativa no resgate da cidadania e da autoestima dos usuários.

 

GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS

 

Por intermédio da NOB-RH/SUAS (2006) visualizou-se a gestão do trabalho e a educação permanente, tendo como um dos princípios e diretrizes garantir a gestão participativa com controle social.

Para tal garantia, deve incorporar a ação dos profissionais responsáveis pela execução da Política de Assistência Social, bem como dos conselhos pertinentes à área. Em 06 de julho de 201 1 foi sancionada a Lei nº 12.435/201 1 que regulamenta o SUAS. Nesta regulamentação está colocado o desafio da profissionalização através do reconhecimento da necessidade de implementar a Gestão do trabalho e a educação permanente na Assistência Social. Em março de 2013, visando concretizar as indicações e deliberações dos trabalhadores e de suas instâncias, em defesa do aprimoramento e de qualificação do SUAS, foi instituída através da resolução de nº 04 do CNAS, a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS que materializa as deliberações das conferências sobre o tema, traz a gestão do trabalho para o centro da agenda política das instâncias do SUAS e estabelece os princípios e diretrizes para a instituição da educação permanente.

Síntese de trabalhos realizados:

  • Análise e adequação entre as necessidades dos trabalhadores referente a oferta de serviços e atendimentos:43
  • Avaliação do Plano de Educação Permanente: 31
  • Realização de busca dos usuários no Sistema CECAD: 1
  • Verificações qualitativas e quantitativas referente ao RMA : 3
  • Realização de atendimento na porta de entrada (recepção), triagem e atendimento técnico: 116
  • Atendimentos de solicitação de Certidão de Nascimento: 3
  • Atendimento  para Documentação RG: 4
  • Analise de currículos para seleção de estagiários no SUAS: 73
  • Entrevistas virtuais para seleção de estagiário (a): 19
  • Entrevistas presenciais: 11
  • Contratação de estagiários: 4
  • Contatos setoriais: 280
  • Contatos intersetoriais: 56
  • Reuniões virtuais com técnicos da gestão e Estado: 2
  • Suporte técnico para os Núcleos da Gestão ;
  • Inserção diárias de matérias no faceboock da Gerência de Assistência Social;
  • Repasse de capacitações virtuais para os trabalhadores do SUAS;
  • Participação e repasse do WEBINÁRIO do SUAS.

 

ATRIBUIÇÕES NO CONTROLE SOCIAL

  • Conselheira titular do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social  e

Vice Presidente do referido conselho;

Participação de reuniões: 3

  • Conselheira titular do  CMDPD- Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência;

Vice Presidente do referido conselho;

Participação de reuniões: 3

 

MEMBRO DE COMISSÃO

PORTARIA Nº 161, DE 08 MARÇO DE 2021

‘’ Institui as Comissões de Avaliação/Julgamento e Monitoramento/ Avaliação com relação as parcerias a serem firmadas entre o Município e as Organizações da Sociedade Civil, para consecução de finalidades e interesses público, nos termos do Decreto Municipal n.º069/2017 e Lei Federal n.º 13. 019, e dá outras providências.

TOTAL GERAL : 653

AÇÕES REALIZADAS PELO SETOR RESPONSÁVEL POR CURSOS E TREINAMENTOS PARA O PÚBLICO E COLABORADORES

 

Início dos trabalhos na GEAS, que tem por finalidade responsabilidade da interlocução dos Cursos e Treinamentos para o público. No entanto, observamos que havia a necessidade de suporte técnico para a Gestão do Trabalho.

  • No dia tivemos a participação 22/03/2021, Webnário do SUAS, com o estudo do Criança Feliz.

        2 – Buscamos parceria para realização de treinamentos on-line para o período de Pandemia. Conseguimos curso on-line para atendimento especÍfico das mulheres usuárias do serviço do CRAM.

        3 – Juntamente com a técnica Debora Canzian Volpini, tivemos em reunião com a gestora Lucineia para definirmos treinamentos para os colaboradores, na ocasião ressaltamos a importância de orientações mais específicas  no que refere-se aos cuidados com higienização, distanciamento no atendimento ao público. Ficou acordado que buscaríamos as parcerias para a realização destes eventos.

        4 – Logo após tivemos reunião com o Jhonatan da CIPA, onde discutimos como poderíamos trabalhar as orientações ao público, e foi sugerido incluirmos no processo a Enfermeira Tatiane da Vigilância Sanitária.

         5 – Realizada reunião com a Tatiane da Vigilância Sanitária, onde a profissional se prontificou a ir no local e data indicada por nós para a realização do treinamento presencial para no máximo 50 pessoas, em local amplo, que respeite o distanciamento social. Será realizado o cronograma de agendamento para a realização do treinamento.

         6 – Tivemos vários contatos com setores parceiros para as futuros trabalhos a serem desenvolvidos com: SENAR, SENAI, Consultora de Beleza, Especialista e Designer de Sobrancelhas, FUNTRAB.

 

Vigilância Sanitária – Saúde do Trabalhador

 

  1. PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

 

Os serviços de Proteção Social Especial fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e têm como objetivo promover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

 

NÚCLEO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL – CREAS

 

Acolhida = 81

Passagem = 74

Acolhida PAEFI = 56

Atendimento Social = 79

Atendimento Psicológico = 194

Atendimento Pedagógico = 9

Elaboração de Relatório Técnico = 164

Visita Domiciliar = 152

Encaminhamento = 11

Encaminhamento para CRAS = 2

Busca Ativa = 2

Contato Telefônico, e-mail = 67

Reunião Institucional = 1

Auxilio alimentação = 10

Kit Higiene = 17

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER – CRAM

  • Entrevista de Acolhida/Avaliação Inicial –  21
  • Atendimento Psicossocial Individual – 72
  • Atendimento Psicossocial em Grupo – 12
  • Elaboração de Relatório Técnico – 91
  • Visita Domiciliar – 29
  • Encaminhamento/Articulação com a Rede – 19
  • Contato telefônico/E-mail – 170
  • Participação em Campanha  – 01
  • Acolhida – 91
  • Orientações – 93

Total de Atendimentos – 599

 

EQUIPE DE ALTA COMPLEXIDADE

  • Atendimento Social Individual – 34
  • Atendimento Social em grupo – 14
  • Atendimento Psicossocial Individual – 24
  • Atendimento Psicossocial em Grupo – 19
  • Planejamento – 8
  • Atividade em Grupo ( Palestras, dinâmicas, capacitação ) – 0
  • Elaboração de Relatório Técnico –  26
  • Visita Domiciliar – 14
  • Visita Institucional – 21
  • Orientação as Entidades – 66
  • Encaminhamento/ Articulação com a Rede – 2
  • Contato Telefônico/ e-mail – 120
  • Elaboração e/ou preenchimento do Instrumental – 0
  • Elaboração e/ou Retroalimentação do PIA – 8
  • Audiência Concentrada – 1
  • Reintegração Familiar e/ou Desabrigamento – 5
  • Acolhimento – 0
  • Estudo de Caso de Redes – 13

 

  1.  . COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DE NAVIRAÍ

A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, iniciou o seu expediente de trabalho na manhã de hoje (01-03) sendo homenageada. Ela foi surpreendida em seu Gabinete com um lindo vaso de orquídea simbolizando o início das ações que serão desenvolvidas no município, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A homenagem foi prestada pela Coordenadora Municipal de Políticas Pública para as Mulheres, Leila Neme Matos, gerente Lucinéia Garcia Franciscatti (Assistência Social), Daniela Reynaldes de Souza Alves (Coordenadora do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e Cristina Cândida da Silva (Assistente Social).

 

No dia 08 de março de 2021, foi realizado uma entrevista na rádio sobre o Dia da Mulher onde participaram a  Coordenadora Municipal de Políticas Pública para as Mulheres, Leila Neme Matos, gerente Lucinéia Garcia Franciscatti (Assistência Social), Daniela Reynaldes de Souza Alves (Coordenadora do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e Cristina Cândida da Silva (Assistente Social).

 

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher de Naviraí, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e a GEAS (Gerência Municipal de Assistência Social)  no dia 08 de março  realizaram  a Missa em Homenagem às Mulheres. O evento religioso foi realizado às 19 horas, na Igreja Matriz “Nossa Senhora de Fátima” e celebrada pelo Padre Sidney Rodrigues Ribeiro.

 

“No dia 08 de Março, colocamos a faixa e as flores na rotatória central como forma de  homenagem as mulheres de  Naviraí. No dia 15 a 31 de março, finalizamos com as oficinas para as mulheres atendidas. de forma individual, devido à pandemia. Passamos um vídeo sobre a auto estima da Coach Mariana Aragão e entregamos lembracinhas em homenagem às mulheres”, destaca Leila Matos.

 

  1.  CASA DO TRABALHADOR

 

 

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES

 

  • Realização de Entrevista de Emprego junto a Empresa NaviTextil, nada data 19/01/2021.
  • Processo Seletivo de Vagas para Saúde 12/04/2021 a 14/04/2021, FORAM ATENDINDOS 326 PESSOAS SOMENTE DO PROCESSO.

 

QUANTITATIVO DOS ATENDIMENTOS/ AÇÕES REALIZADAS

 

  • Total de vagas Captadas – 124
  • Aumento do Quadro – 58
  • Reposição – 66
  • Total de Trabalhadores Inscritos – 2.457
  • Total de Encaminhamentos para empregador – 433
  • Total Geral Trabalhadores Cadastrados ate 31/03/2021 – 16.431
  • Trabalhadores Ativos – 165

 

Atendimento à empresa Navi Têxtil com entrevistas para a seleção de candidatas às vagas de costureiras. 

 

MÉDIA QUANTITATIVA GERAL

 

 

DESCRIÇÃO

 

TOTAL

PROCEDIMENTOS REALIZADOS

 

GERÊNCIA DEASSISTÊNCIA SOCIAL – ADMINISTRAÇÃO

 

300

 

NÚCLEO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

 

383

 

CENTRO DE REFERÊNCIA  DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

 

3.042

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

 

120

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA IDOSOS

 

220

 

NÚCLEO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

 

599

 

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

 

919

 

CADASTRO ÚNICO

 

836

 

 

ALTA COMPLKEXIDADE

 

375

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO A MULHER – CRAM

 

599

 

CASA DO TRABALHADOR

 

433

 

AQUARELA

 

375

 

FUNERAL

 

39

 

KIT NATALIDADE

 

87

 

PASSAGENS

 

93

 

CESTAS BÁSICAS

 

1.132

 

DOAÇÃO DE CESTAS

 

64

 

CADASTRO ÚNICO

 

836